Grupo Galpão realiza leitura de sua versão do clássico Romeu e Julieta pelo Palco Virtual

Dezembro 11, 2020

A última programação cênica do Palco Virtual em 2020, que o Itaú Cultural apresenta no dia 15 de dezembro, terça-feira, às 20h, ao vivo e online, é o clássico de um clássico: os mineiros do Grupo Galpão apresentam Romeu e Julieta Uma Leitura. Trata-se da sua versão da peça de William Shakespeare, que estreou nos teatros presenciais nos anos de 1990 e pode ser revista, em forma de leitura, pela primeira vez de modo virtual. Com um elenco formado por nove atores, o trabalho dirigido por Gabriel Villela agora é apresentado via Zoom. Os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados aqui. Após a leitura, o grupo participa de uma conversa com a plateia.

Romeu e Julieta Uma Leitura traz de volta ao palco – agora virtual – o texto da adaptação feita pela Grupo Galpão para o espetáculo que a companhia manteve em repertório de 1994 a 2013.

Na montagem original, o grupo transportou a trama do casal apaixonado, filho e filha das famílias rivais Capuleto e Montéquio, para a cultura popular brasileira. Com uma linguagem inspirada no escritor Guimarães Rosa e no sertão mineiro representada em cenário, figurino, adereços, música e na figura do narrador, o espetáculo virou um marco do teatro brasileiro no período. Foram mais de 250 apresentações por 10 países, tendo como ponto máximo o palco do Shakespeare Globe Theatre, em Londres.

A essência desse olhar do Galpão para um dos maiores clássicos de Shakespeare é o que o público acompanhará em Romeu e Julieta Uma Leitura. Na tela, além do narrador, interpretado por Antonio Edson, e do ator convidado Leonardo Rocha, o elenco é composto por Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Julio Maciel e Teuda Bara.

Apresentada ao vivo e online na programação do Itaú Cultural, Romeu e Julieta Uma Leitura, no entanto, contará com a atmosfera do espetáculo que ficou no repertório do Grupo Galpão por nove anos e que já não é apresentado há sete. Da peça original, contará com alguns trechos de vídeo e a trilha sonora nas passagens de cena da leitura.

Sobre a companhia

O Grupo Galpão foi criado em 1982 e tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há quase 40 anos, desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. É formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos. Esses diversos encontros fizeram o grupo formar sua linguagem artística, em um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

Serviço

Palco Virtual – Cênicas: Romeu e Julieta Uma Leitura
Com Grupo Galpão
Após a leitura, o grupo participa de um bate-papo com a plateia
Dia 15 de dezembro (terça-feira), às 20h
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Local: via Zoom. Reserva de ingressos aqui
Capacidade: 270 ingressos

Ficha Técnica

Texto: William Shakespeare
Concepção e direção geral: Gabriel Villela
Textos do narrador e dramaturgia: Cacá Brandão
Roteiro e coordenação de ensaios: Lydia Del Picchia
Direção de arte: Paulo Andre
Transmissão: Thiago Sacramento
Design de luz: Rodrigo Marçal
Assessoria de comunicação: Bárbara Prado
Coordenação de produção: Gilma Oliveira
Produção Executiva: Beatriz Radicchi
Produção: Grupo Galpão
Elenco/personagem:
Antonio Edson - Narrador
Beto Franco - Príncipe / Sr. Capuleto
Chico Pelúcio - Teobaldo / Frei Lourenço
Eduardo Moreira - Romeu
Fernanda Vianna - Julieta
Inês Peixoto - Sra. Capuleto
Julio Maciel - Benvólio
Leonardo Rocha (ator convidado) - Mercúcio
Teuda Bara – Ama

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural