Agosto 10, 2020
A atriz, diretora e dramaturga Grace Passô é a próxima convidada da quarta temporada da versão online do Camarim em Cena. Com mediação da crítica teatral Beth Néspoli, o episódio sobe no site www.itaucultural.org.br no sábado, 15 de agosto, às 14h. As duas conversam sobre diversos assuntos como a infância de Grace, os livros e autores que despertaram nela o interesse pela leitura e escrita, os grupos de teatro pelos quais passou, os temas abordados em suas obras. Este é o último bloco de encontros do programa, que, em agosto, abriu com Laura Cardoso e Fernando Sampaio, e contará ainda com a participação do diretor José Celso Martinez Corrêa e, para encerrar, da atriz Andrea Beltrão.
Pensando no camarim como um espaço de passagem, de preparação para o que está por vir em seguida, Grace relembra a infância, a família e a importância que as vivências com ela tiveram para chegar no lugar que ocupa hoje. “A minha família sempre teve uma sensibilidade muito grande para as artes, apesar de ninguém ser artista”, explica. “Sempre se ouviu música na minha casa e, por parte das minhas irmãs, sempre houve uma relação muito viva com a literatura”, fala. “Tive a sorte de ter irmãs que liam para mim, me contavam histórias. Existia um empenho muito grande da minha família de me fazer ser familiar a alguns nomes da literatura, como também da pintura.”
Conta que não tinha o hábito de fazer anotações em diários quando criança e que, antes de aprender a escrever, olhava para as letras e achava impossível um dia conseguir. Porém, foi perto dos 15 anos que teve contato com o livro Primeiras Histórias, de Guimarães Rosa, e tudo mudou. “Alguma coisa aconteceu comigo”, revela. “Eu me encantei e me senti confortável dentro de uma linguagem que me parecia inventada. Consegui acessar memórias muito profundas, passei a ter mais liberdade no ato de escrever”, diz. “De alguma forma, foi um farol pra mim no jeito que eu me relaciono com a linguagem artística de um modo em geral.” Grace também cita Carolina de Jesus e Clarice Lispector como grandes influências, inclusive responsáveis pela expansão da sua percepção como mulher no mundo.
Com textos publicados, inclusive em outros idiomas – francês, espanhol, inglês, polonês e mandarim –, a dramaturga reflete sobre os signos que se repetem em sua obra, a exemplo da procura da figura paterna ou um pai sempre falado, que não se vê, como acontece nas peças Amores Surdos e Por Elise, devido à perda precoce de seu pai após cinco dias de nascida.
Sobre passar a abordar mais visivelmente em suas obras temas relacionados à negritude e ao feminismo, acredita que a linguagem sempre é resultado de questões existenciais mais profundas em ação na sociedade. “Não quer dizer que somente agora tenha o desejo de fazer uma escrita feminista, eu sou e sempre fui uma mulher feminista. Como a minha escrita não seria?”, conclui. Grace explica que a diferença é o tomar de consciência dessas questões, que foi um processo também passado por ela. “Só fui entender, talvez, de uma forma mais consciente, que comecei a escrever justamente para conseguir me enxergar nas coisas que eu fazia, convivendo com mulheres em reuniões de militância negra”, conta.
“A arte que a gente vai fazendo, vai tendo as pegadas da nossa transformação enquanto cidadã, enquanto sujeito político, enquanto uma pessoa que está nesse mundo pensando”, fala. “Tenho a intenção de ser uma pessoa que trabalha com arte e que está em contato radical com a realidade, que a minha arte de alguma forma represente com nitidez o que é essa sujeita que sou eu, em movimento na sociedade.”
Sobre Grace Passô
Diretora, dramaturga e atriz mineira. Dirigiu Contrações, do Grupo3 de Teatro, Carne Moída, realizada pelos formandos da EAD/USP, Os Bem Intencionados, do Grupo LUME. Atuou nas peças KRUM e PRETO, da Companhia Brasileira de Teatro, e em espetáculos do repertório do Espanca!, grupo que fundou e no qual permaneceu por 10 anos, assinando a dramaturgia de Marcha para Zenturo, Amores Surdos, Por Elise e Congresso Internacional do Medo – sendo diretora dos dois últimos. Possui publicações de peças teatrais, quatro delas reunidas na coleção Espanca, e uma do texto Mata Teu Pai. Dentre os prêmios e indicações recebidas, estão: Prêmio Shell SP, APCA, Prêmio Questão de Crítica RJ, Prêmio APTR RJ, Prêmio Cesgranrio, Prêmio Shell RJ e Prêmio BRAVO!.
Atualmente na quarta temporada de sua versão online, o Camarim em Cena tem todos os episódios que já foram ao ar disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube, para serem assistidos a qualquer hora. A série reúne, ao todo, 16 entrevistas, gravadas entre 2016 e 2019, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música falando sobre o ofício dos atuadores, sobre suas formações e processos criativos.
Serviço
Camarim em Cena com Grace Passô
Mediação: Beth Néspoli
Dia 15 de agosto (sábado), às 14h
No site www.itaucultural.org.br
Próximos episódios da quarta temporada:
22 de agosto – José Celso Martinez Corrêa. Mediação: Nelson de Sá
29 de agosto – Andrea Beltrão. Mediação: Maria Eugênia de Menezes
Primeiro episódio desta temporada no ar:
https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/assista-camarim-em-cena-laura-cardoso
https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/assista-camarim-em-cena-fernando-sampaio
Itaú Cultural
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Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php
Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php