Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital das Clínicas alerta sobre uso de analgésicos
Junho 30, 2009

É comum as pessoas utilizarem analgésicos espontaneamente para combater dores e terem melhor qualidade de vida. Entretanto, nem sempre o uso de remédios é a alternativa mais indicada para amenizar a dor. Para prevenir a população sobre o risco que correm ao tomarem medicamentos sem supervisão médica, o Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, alerta que os analgésicos podem viciar.

De acordo com o chefe da Equipe de Controle de Dor da Divisão de Anestesia do Hospital das Clínicas, Irimar de Paula Posso, é preciso ter cuidado com medicamentos, porque ao mesmo tempo em que aliviam a dor eles podem causar dependência. "Alguns analgésicos causam dependência. Na medida em que vão recebendo a medicação, as pessoas sentem uma sensação de bem estar tão grande, que nem se dão conta do mal que estão causando a elas mesmas", afirma Posso.

Alguns remédios também podem causar efeitos colaterais. "O principal efeito colateral pelo uso abusivo desses medicamentos é o comprometimento do sistema respiratório", alerta o especialista. Ele diz que, com a má utilização, a pessoa fica tolerante aos remédios e partem para o aumento gradativo da dose. "Isso pode levar a uma parada cardíaca", diz.

Há casos em que as dores surgem sem causa aparente e, muitas vezes, o alívio para aquela dor não está nos medicamentos nem em cirurgias, mas sim em tratamentos psicológicos. "A equipe do Hospital das Clínicas é multidisciplinar e conta, inclusive, com psicólogos, que avaliam o histórico da vida do paciente para saber se ele tem propensão à depressão. Isso pode ser um dos fatores principais para a causa da dor", explica.

Outros tipos de dores, como pequenas torções e traumas, também podem ser tratados sem o uso de analgésicos. "Para problemas articulares e em alguns casos pós-cirúrgicos, recomendamos a prática de exercícios físicos, para evitar infecções", orienta o médico.

Evidentemente que os analgésicos também são importantes no combate a dor. Segundo Irimar, a morfina é eficaz no controle da dor mais aguda ou crônica. "No caso do câncer, que evolui com o tempo, as doses precisam ser aumentadas e oferecidas em períodos cada vez mais curtos. Por isso, é fundamental que haja o acompanhamento constante junto ao paciente", finaliza.

Fonte: Governo do Estado de SP


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas