Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Bandeira brasileira é tema de exposição no Metrô Paraíso
Novembro 19, 2008

O Dia da Bandeira é motivo de inspiração para a exposição “Bandeira Brasileira”, que entra em cartaz nesta quarta-feira, 19, na Estação Paraíso do Metrô. Com curadoria da artista plástica Sílvia Sraiha e do designer Joaquim Redig, a mostra faz uma análise da bandeira brasileira do ponto de vista histórico, da reinterpretação popular e do design. Ao mesmo tempo, esclarece equívocos sobre a época da sua criação. Por exemplo, muitos de seus elementos são anteriores não só à pública mas também ao Império.

Uma das informações transmitidas dá conta de que os símbolos, além de anteriores aos dois períodos, contrariam a idéia de manifestação positivista. A constelação Cruzeiro do Sul, na verdade, representa a Cruz da Ordem de Cristo, primeira bandeira hasteada em solo brasileiro. Já a esfera preenchida hoje pelo azul do céu tem origem na esfera armilar (círculo), figura presente na Bandeira de Dom Manuel I, responsável pela viagem de Cabral ao Brasil. A retrospectiva histórica é composta por imagens alusivas aos momentos políticos da colonização até a República e as bandeiras idealizadas durante esse período. A segunda parte da exposição tem foco no uso popular da bandeira em obras de arte, produtos e assuntos como esporte, política, charges, protesto e outros.

Coube ao designer Joaquim Redig o estudo das qualidades gráficas da bandeira. O autor utilizou a metodologia do design para desenvolver uma observação sistemática sobre a forma dos componentes da bandeira, suas posições e tamanhos relativos. Aí se incluem o retângulo, losango, círculo, além das formas geométricas simples, noutro plano, as estrelas e faixa curva, mais complexas.

O visitante poderá conhecer um pouco da riqueza histórica do Brasil, por meio de diversos painéis, e se encantar com a instalação que revela o lado curioso e simbólico que há por trás da idealização da flâmula verde e amarela.

Serviço:
Data: até o dia 30
Local: Estação Paraíso
Horário: das 4h40 às 24 horas
Telefone: 0800-7707722

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Governo do Estado

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas