Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
O retrato fotográfico é tema de palestra e visita temática na Fundação Ema Klabin
Outubro 22, 2015

A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de História da Arte da Unifesp , promove a palestra O retrato fotográfico como arte contemporânea , com a professora Virginia Gil Araujo, doutora em História. O evento acontece no sábado, 24 de outubro, às10h, e tem entrada franca.

O objetivo é analisar os processos artísticos de apropriação e montagem na arte contemporânea. A partir de alguns estudos qualificados, abordando a relação entre arte e fotografia, procura-se, nesta análise, devolver os retratos fotográficos apropriados por artistas contemporâneos.Serão discutidas as diferenças entre os retratos como representação teatral e como clichê, refletindo sobre os conceitos de identidade e alteridade.

Virginia Gil Araujo é doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas da ECA - USP. Professora Adjunta do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte - UNIFESP, onde atua na sub-área de História da Fotografia e na disciplina de Teorias e Métodos da Pesquisa em História da Arte.

Visita temática à Fundação Ema Klabin

Também com o tema retratos, o setor educativo da Fundação Ema Klabin promove, à partir das 14h30, uma visita temática. A intenção, ao caminhar pela coleção de Ema Klabin, é perceber as diversas maneiras que o retrato pode se desdobrar, além dos moldes clássicos consagrados da arte como a pintura e fotografia.
As visitas temáticas objetivam despertar novos olhares para o acervo reunido por Ema Klabin, que conta com mais de 1.500 obras de grandes mestres mundiais como do russo Marc Chagall, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim,mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

Finalizando o evento, às 16h30, o público pode assistir ao show da Luciana Oliveira. Dona de uma voz forte e suave e com marcante presença de palco, a cantora apresenta o disco Pura repleto de intensas referências da música afro-brasileira, africana, do funk e da MPB. No repertório, composições de Luciana juntamente com outros parceiros, além de regravações de músicas como Retirantes, de Dorival Caymmi.

Serviço:

Palestra Unifesp: O retrato fotográfico como arte contemporânea Horário: 10h às 12h
30 vagas - Inscrições: cursos@emaklabin.org.br
Visita temática - Retratos, às 14:30, sem necessidade de inscrição.
Show com a cantora Luciana Oliveira, às 16h30, 180 lugares, livre.
Data: 24/10/2015
Entrada franca
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo.
Fone: 11 3897-3232 3062-5245
http://emaklabin.org.br/