Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Fundação Ema Klabin apresenta a palestra sobre cultura indígena e sustentabilidade
Outubro 15, 2015

A Fundação Ema Klabin promove no sábado, 17 de outubro, às 10h, a palestra "Cultura, mito e sustentabilidade em uma comunidade indígena na Amazônia brasileira", ministrada pela bióloga Renata Ferraz Toledo.

Em Iauaretê, uma comunidade indígena da Amazônia, mitologia e cultura se relacionam às práticas milenares do uso do solo e dos recursos naturais realizadas pelos chamados "indígenas do rio" e "indígenas do mato". Neste ambiente peculiar, em constante transformação, regras para assegurar a sustentabilidade e a sobrevivência dos diferentes grupos étnicos e a sua reprodução são frequentemente recriadas.

A palestrante Renata Ferraz Toledo é bióloga, especialista em Educação Ambiental, mestre e doutora em Saúde Pública, com pós-doutorado em Educação. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas de Educação e Sustentabilidade - LAPPES-IEE-USP. Desenvolveu sua tese de doutorado junto a uma comunidade indígena na Amazônia.

Sustentabilidade na prática

A questão do desenvolvimento sustentável é uma prática nas ações da Fundação Ema Klabin. A casa-museu implementou um sistema de captação de águas pluviais, adotou o uso de lâmpadas econômicas e o tratamento biológico para o lago de carpas. O espaço cultural ainda realiza a compostagem das folhas das árvores do imenso jardim projetado por Burle Marx e está implantando um projeto de gerenciamento de resíduos.

Serviço

Palestra: Cultura, mito e sustentabilidade em uma comunidade indígena na Amazônia brasileira
Data: 17 de outubro
Horário: 10h às 12h
30 lugares
Indicação: a partir dos 12 anos
Entrada Franca.
Inscrições e/ou mais informações: (11) 3897-3232 / cursos@emaklabin.org.br
Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Tel.: 11 3062-5245 3897-3232
www.emaklabin.org.br