Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Fundação das Artes comemora 47 anos com programação especial
Abril 15, 2015

A comemoração do aniversário de 47 anos da Fundação das Artes, escola de dedicada à prática, ensino e fomento à arte, será celebrada com uma programação cultural fruto da pesquisa realizada na Escola e praticada fora dela pelos alunos e professores. Em forma de apresentações multiculturais, produzidas por professores e alunos da Instituição, propõe-se a reflexão dos cantos da escola como espaço de convivência cultural. As ações partem das expressões artísticas da Escola – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro voltadas para a experimentação e apreciação da comunidade como um todo.

A Instituição, pioneira no ensino dedicado à arte na região do Grande ABC, comemora a partir do dia 15 de abril com uma série de atividades artísticas criadas pelos alunos e professores das 04 escolas que formam a Fundação das Artes. As apresentações acontecerão nos espaços convencionais e não convencionais da Escola, um forma de revisita artística à arquitetura da Escola.

O aniversário de 47 anos, intitulado Todos os Cantos, propõe um reencontro da Escola com ela mesma, um momento de reflexão e prática artística. Sem contar com a produção dos Grupos e Organismos artísticos fixos de prática e pesquisa em arte. Destaque para o encerramento com a cantora Virgínia Rosa e a Big Band da Fundação das Artes. Virgínia Rosa apresenta-se por meio da parceria com o SESC São Caetano.

Programação:

Artes Visuais

Exposição
Mensagem de Náufrago
Curadoria – Valdo Rechelo
Exposição coletiva de trabalhos realizados em oficinas de Artes Visuais tendo como suporte expressivo pequenos frascos de plástico transparente onde foram depositados mensagens e objetos que remetem à memória.
Entrada Franca. Abertura 25/04. 10h. Visitação até 10/05. 9h às 17h. Local: Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Rua Visconde de Inhaúma, 730.

Dança

Rodopio Cia de Dança
Inspirado na obra "Alice no País das Maravilhas" o espetáculo recria a história de Lewis Carrol de maneira inovadora e traz ao palco toda a trama como se fosse um dia de brincadeiras. A interação com o público, característica marcante dos trabalhos da Companhia, acontece de maneira lúdica e aproxima ainda mais a criança da fantasia e da inspiração desconcertante. Trata ainda da conscientização sobre a reciclagem criando todo cenário e figurinos com materiais reaproveitados.
Livre. Entrada Franca. 22/04. Quarta-feira. 20h. Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho. Alameda Conde de Porto Alegre. 840.

Música

Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul
Prata da Casa
A orquestra convida os músicos Eduardo Cordeiro (viola) e Marcos Fokin (fagote) como solistas para o concerto que conta ainda com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes.
Livre. Entrada Franca. 25/04. Sábado. 20h30. Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho. Alameda Conde de Porto Alegre. 840.

Todos os Cantos
No formato de apresentações curtas, alunos e professores apresentam sua produção cultural. 15, 17, 19, 22, 24 de abril, em horários variados (procure a programação desta atividade do site da Fundação das Artes) Canto Jardim | Canto Calçada | Canto Sala 25 | Canto Teatro TimochencoWehbi

Teatro
Hamlet versão Q1
A mais famosa tragédia de William Shakespeare – Hamlet – concebida a partir da primeira versão do texto, datado do ano de 1.603.
Com o Núcleo 52 da Escola de Teatro da Fundação das Artes. Acima de 12 anos. Entrada Franca. 25/04. Sábado. 20h. Teatro TimochencoWehbi (Fundação das Artes). Rua Visconde de Inhaúma, 730.

Encerramento

Virgínia Rosa e Big Band da Fundação das Artes
A cantora Virginia Rosa junto à Big Band, regida por Ogair Júnior, apresenta canções da Música Popular Brasileira. Acima de 12 anos.Entrada Franca. 26/04. Domingo. 19h. Teatro Santos Dumont. Av. Goiás, 1.111.

Fonte: Fundação das Artes