Fundação das Artes oferece 300 vagas gratuitas em cursos de formação na área cultural

Agosto 06, 2020

Até o dia 15 de agosto, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para cursos gratuitos em oito modalidades: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural.

Serão disponibilizadas 300 (trezentas) vagas gratuitas, para pessoas a partir de 16 anos, através do Programa Novos Caminhos/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), uma parceria firmada pela Instituição com o Governo Federal em 2017.

Com carga horária entre 160 e 200 horas, os cursos são de curta duração e serão realizados de forma remota, em uma dinâmica de condução de processos criativos à distância, enquanto as atividades presenciais não estão autorizadas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana no período noturno e/ou nas manhãs e tardes dos sábados, totalizando carga horária semanal de 6 (seis) horas.

Capacitando artistas para o mercado de trabalho em áreas como artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, com estes cursos, a Instituição aposta no desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos alunos atuar em projetos de natureza artística, cultural e/ou sociocultural em diferentes ambientes, linguagens e técnicas.

Nas modalidades Agente Cultural de Eventos e Produção Cultural, serão desenvolvidas competências que envolvem desde a organização, elaboração e planejamento de um evento de qualquer linguagem artística, passando por seu desenvolvimento até a execução final.

No curso de Dramaturgia, o foco é a prática de escrita textual para o teatro, audiovisual e outras linguagens cênicas, possibilitando ao aluno a criação de roteiros de filmes e séries, peças teatrais, entre outros.

Em Cenografia/Cenotécnica, a abordagem é a criação ou acompanhamento do processo criativo de cenários para espetáculos, eventos, vitrines ou produções audiovisuais.

A criação e confecção de figurinos para personagens das artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, de adereços e objetos para instituições culturais, e outras possibilidades de narrativas visuais aplicadas às diversas possibilidades do mercado, são temas abordados no curso de Figurino.

No curso Práticas de Dança são abordadas a composição coreográfica e a assistência em processos criativos e técnicos em dança, possibilitando a reflexão do corpo como instrumento de expressão própria e artística.

O curso de Maquiagem, além de cênico possui um cunho também social. A maquiagem é compreendida não apenas como recurso estético, mas também da correção e da qualidade de vida, possibilitando uma atuação em conexão com a área da saúde.

E para quem deseja atuar com jogos, entretenimento e lazer, o curso de Recreação Cultural utiliza recursos da dança, teatro, música, circo e elementos da cultura popular. O aluno é capacitado para atuar em escolas, instituições educacionais e artísticas, e em atividades festivas e comemorativas.

Os cursos FIC (Formação inicial e continuada) são ações do Pronatec – Programa do Governo Federal – que visa a oferta de cursos de curta duração para expandir, interiorizar, diversificar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O público prioritário do programa são estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mas qualquer pessoa interessada, com mais de 16 anos, pode se inscrever para o processo seletivo.

Serviço

Inscrições para os cursos FIC - Formação Inicial e Continuada - Fundação das Artes
300 vagas gratuitas
Data: de 4 a 15 de agosto de 2020
Cursos: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural
Inscrições serão realizadas através do site: www.fascs.com.br
Mais informações: Facebook e Instagram
Telefone: (11) 4239-2020
* Idade mínima 16 anos
* Não é necessário ser morador de São Caetano do Sul para participar

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php