Agosto 06, 2020
Até o dia 15 de agosto, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para cursos gratuitos em oito modalidades: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural.

Serão disponibilizadas 300 (trezentas) vagas gratuitas, para pessoas a partir de 16 anos, através do Programa Novos Caminhos/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), uma parceria firmada pela Instituição com o Governo Federal em 2017.
Com carga horária entre 160 e 200 horas, os cursos são de curta duração e serão realizados de forma remota, em uma dinâmica de condução de processos criativos à distância, enquanto as atividades presenciais não estão autorizadas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana no período noturno e/ou nas manhãs e tardes dos sábados, totalizando carga horária semanal de 6 (seis) horas.
Capacitando artistas para o mercado de trabalho em áreas como artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, com estes cursos, a Instituição aposta no desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos alunos atuar em projetos de natureza artística, cultural e/ou sociocultural em diferentes ambientes, linguagens e técnicas.
Nas modalidades Agente Cultural de Eventos e Produção Cultural, serão desenvolvidas competências que envolvem desde a organização, elaboração e planejamento de um evento de qualquer linguagem artística, passando por seu desenvolvimento até a execução final.
No curso de Dramaturgia, o foco é a prática de escrita textual para o teatro, audiovisual e outras linguagens cênicas, possibilitando ao aluno a criação de roteiros de filmes e séries, peças teatrais, entre outros.
Em Cenografia/Cenotécnica, a abordagem é a criação ou acompanhamento do processo criativo de cenários para espetáculos, eventos, vitrines ou produções audiovisuais.
A criação e confecção de figurinos para personagens das artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, de adereços e objetos para instituições culturais, e outras possibilidades de narrativas visuais aplicadas às diversas possibilidades do mercado, são temas abordados no curso de Figurino.
No curso Práticas de Dança são abordadas a composição coreográfica e a assistência em processos criativos e técnicos em dança, possibilitando a reflexão do corpo como instrumento de expressão própria e artística.
O curso de Maquiagem, além de cênico possui um cunho também social. A maquiagem é compreendida não apenas como recurso estético, mas também da correção e da qualidade de vida, possibilitando uma atuação em conexão com a área da saúde.
E para quem deseja atuar com jogos, entretenimento e lazer, o curso de Recreação Cultural utiliza recursos da dança, teatro, música, circo e elementos da cultura popular. O aluno é capacitado para atuar em escolas, instituições educacionais e artísticas, e em atividades festivas e comemorativas.
Os cursos FIC (Formação inicial e continuada) são ações do Pronatec – Programa do Governo Federal – que visa a oferta de cursos de curta duração para expandir, interiorizar, diversificar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O público prioritário do programa são estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mas qualquer pessoa interessada, com mais de 16 anos, pode se inscrever para o processo seletivo.
Serviço
Inscrições para os cursos FIC - Formação Inicial e Continuada - Fundação das Artes
300 vagas gratuitas
Data: de 4 a 15 de agosto de 2020
Cursos: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural
Inscrições serão realizadas através do site: www.fascs.com.br
Mais informações: Facebook e Instagram
Telefone: (11) 4239-2020
* Idade mínima 16 anos
* Não é necessário ser morador de São Caetano do Sul para participar
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php