Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Feiras livres passam a funcionar por mais meia-hora
Agosto 04, 2010

A partir desta terça-feira (3/8), passa a valer o decreto com a readequação dos horários de comercialização das feiras livres na capital Paulista. O novo horário foi definido após estudos realizados por um grupo de trabalho da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Supervisão de Abastecimento, depois de reuniões com o presidente e representantes da diretoria do Sindicato dos Feirantes.

O período para comercialização dos produtos da feira terá mais meia hora, ou seja, deverá ocorrer das 7h30 às 13h, e não mais até as 12h30. Além disso, as barracas de pastéis e caldo de cana poderão comercializar seus produtos até as 13h30. O horário de término, com desmontagem das bancas concluídas, porém, seguirá inalterado, ou seja, até as 14h, sendo utilizado também como limite para a obrigatoriedade do ensacamento de todo o lixo gerado pela feira. A nova regulamentação traz ainda a possibilidade da suspensão da banca que não cumprir o horário previsto em legislação.

No decreto anterior, a punição por descumprimento do horário poderia ser estendida à feira toda. Mesmo com a punição individual prevista no novo decreto, a feira, em seu conjunto, poderá ser advertida - não sendo permitido seu funcionamento por um mês -, caso o lixo, como um todo, não esteja ensacado.

Neste caso, os feirantes poderão continuar exercendo a atividade nos outros endereços em que montam suas barracas. Vale ressaltar que em caso de reincidências, a feira poderá ser cancelada. Em caso de se identificar o feirante que não ensacar seus resíduos dentro do horário previsto, a punição será individual, conforme já previsto em legislação.

Cabe ressaltar que a antecipação do horário de encerramento das feiras livres às 14h, prevista no decreto anterior e que permanecerá com a publicação deste novo, foi definida para que as vias onde funcionam as feiras estejam absolutamente livres e desimpedidas de pessoas e objetos, possibilitando a liberação do tráfego de veículos, o que inclui o restabelecimento do itinerário de mais de 200 linhas de ônibus, além de evitar o estrangulamento viário nos bairros, gerando pontos de congestionamento, que podem refletir em toda a cidade.

Além de permitir que a coleta do lixo deixado pelos feirantes seja realizada mais rapidamente e ainda durante o dia, o atual horário de funcionamento também foi definido em atendimento à reivindicações antigas de moradores locais que se sentiam prejudicados com o fechamento das ruas.

Confira a íntegra do decreto


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>