|
Feiras livres passam a funcionar por mais meia-hora Agosto 04, 2010
A partir desta terça-feira (3/8), passa a valer o decreto com a readequação dos horários de comercialização das feiras livres na capital Paulista. O novo horário foi definido após estudos realizados por um grupo de trabalho da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Supervisão de Abastecimento, depois de reuniões com o presidente e representantes da diretoria do Sindicato dos Feirantes.
O período para comercialização dos produtos da feira terá mais meia hora, ou seja, deverá ocorrer das 7h30 às 13h, e não mais até as 12h30. Além disso, as barracas de pastéis e caldo de cana poderão comercializar seus produtos até as 13h30. O horário de término, com desmontagem das bancas concluídas, porém, seguirá inalterado, ou seja, até as 14h, sendo utilizado também como limite para a obrigatoriedade do ensacamento de todo o lixo gerado pela feira. A nova regulamentação traz ainda a possibilidade da suspensão da banca que não cumprir o horário previsto em legislação.
No decreto anterior, a punição por descumprimento do horário poderia ser estendida à feira toda. Mesmo com a punição individual prevista no novo decreto, a feira, em seu conjunto, poderá ser advertida - não sendo permitido seu funcionamento por um mês -, caso o lixo, como um todo, não esteja ensacado.
Neste caso, os feirantes poderão continuar exercendo a atividade nos outros endereços em que montam suas barracas. Vale ressaltar que em caso de reincidências, a feira poderá ser cancelada. Em caso de se identificar o feirante que não ensacar seus resíduos dentro do horário previsto, a punição será individual, conforme já previsto em legislação.
Cabe ressaltar que a antecipação do horário de encerramento das feiras livres às 14h, prevista no decreto anterior e que permanecerá com a publicação deste novo, foi definida para que as vias onde funcionam as feiras estejam absolutamente livres e desimpedidas de pessoas e objetos, possibilitando a liberação do tráfego de veículos, o que inclui o restabelecimento do itinerário de mais de 200 linhas de ônibus, além de evitar o estrangulamento viário nos bairros, gerando pontos de congestionamento, que podem refletir em toda a cidade.
Além de permitir que a coleta do lixo deixado pelos feirantes seja realizada mais rapidamente e ainda durante o dia, o atual horário de funcionamento também foi definido em atendimento à reivindicações antigas de moradores locais que se sentiam prejudicados com o fechamento das ruas.
Confira a íntegra do decreto
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|