Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Médico do Instituto do Câncer alerta sobre riscos do tabagismo aos fumantes passivos
Agosto 30, 2012

Os fumantes passivos, aqueles que não fumam mas convivem no ambiente domiciliar ou de trabalho com pessoas dependentes do cigarro, aumentam em até 30% as chances de terem doenças respiratórias, cardiovasculares, cardiocirculatórias, infartos, anginas, arritmias, acidente vascular cerebral e câncer.

No Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, lembrado nesta quarta, 29 de agosto, o médico pneumologista Gustavo Prado, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), alerta para os prejuízos do tabagismo mesmo para quem não fuma. “Só o fato de estarem expostos à fumaça do cigarro aumenta os riscos comparado aos que não convivem com fumantes”, afirma.

Com relação ao câncer, os fumantes passivos têm 20% a mais de chance de ficarem doentes. Para mudar as estatísticas, é preciso reconhecer o tabagismo como uma doença que acomete 20% da população no Brasil e 18% no Estado de São Paulo. E oferecer ajuda a quem tem vontade de parar de fumar.

Segundo Gustavo Prado, o diálogo é um meio eficiente de propor ao dependente de cigarro que é possível reverter o jogo. Evitar a exposição em família ajuda tanto a diminuir os riscos para os fumantes passivos como protege a criança da iniciação ao uso. A abordagem, diz o médico, deve ser conduzida de maneira a conscientizar o fumante que ele só tem a ganhar abandonando o cigarro, com melhor qualidade de vida para ele e para as pessoas com quem convive.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas