Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Médico do Instituto do Câncer alerta sobre riscos do tabagismo aos fumantes passivos
Agosto 30, 2012

Os fumantes passivos, aqueles que não fumam mas convivem no ambiente domiciliar ou de trabalho com pessoas dependentes do cigarro, aumentam em até 30% as chances de terem doenças respiratórias, cardiovasculares, cardiocirculatórias, infartos, anginas, arritmias, acidente vascular cerebral e câncer.

No Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, lembrado nesta quarta, 29 de agosto, o médico pneumologista Gustavo Prado, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), alerta para os prejuízos do tabagismo mesmo para quem não fuma. “Só o fato de estarem expostos à fumaça do cigarro aumenta os riscos comparado aos que não convivem com fumantes”, afirma.

Com relação ao câncer, os fumantes passivos têm 20% a mais de chance de ficarem doentes. Para mudar as estatísticas, é preciso reconhecer o tabagismo como uma doença que acomete 20% da população no Brasil e 18% no Estado de São Paulo. E oferecer ajuda a quem tem vontade de parar de fumar.

Segundo Gustavo Prado, o diálogo é um meio eficiente de propor ao dependente de cigarro que é possível reverter o jogo. Evitar a exposição em família ajuda tanto a diminuir os riscos para os fumantes passivos como protege a criança da iniciação ao uso. A abordagem, diz o médico, deve ser conduzida de maneira a conscientizar o fumante que ele só tem a ganhar abandonando o cigarro, com melhor qualidade de vida para ele e para as pessoas com quem convive.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas