Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fundação Pró-Memória oferece minicurso de Introdução à História da Arte
Fevereiro 09, 2012

Como encerramento da 3ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura da cidade e a Fundação Pró-Memória, por meio da Pinacoteca Municipal, promovem o minicurso de Introdução à História da Arte, em dois eixos temáticos: a Beleza e a Feiura, segundo as obras do romancista e semiólogo italiano Umberto Eco.

O minicurso será realizado na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 - Bairro Santa Paula), nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, das 19h30 às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro (sexta-feira), através do telefone 4221-7420 ou pelo email eventos@fpm.org.br.

Nos dias 13 e 14 (segunda e terça), será apresentada a História da Beleza, abordando e discutindo as seguintes questões propostas por Eco: Se a beleza está nos olhos de quem vê, é certo que esse olhar seja influenciado pelos padrões culturais de quem observa; questionamentos a cerca da percepção da beleza que a humanidade construiu desde a Antiguidade Clássica até nossos dias; além das questões o que é beleza e o que é arte.

No último dia do minicurso, na quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o tema proposto é a História da Feiura, que vai abordar os diferentes padrões culturais da representação do feio concebida na tradição ocidental por meio de obras de arte, também segundo a obra de Umberto Eco.

Ministrante – O minicurso será ministrado por Mariana Zenaro. Graduada e licenciada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação, MBA em bens culturais: cultura, economia e gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Frequentou os cursos de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Atualmente, trabalha na divisão de pesquisa e produção da divisão cultural da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.

Mais informações na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4221-7420 ou pelo portal http://www.fpm.org.br .

Fonte: Fevereiro 09, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: Undefined variable $db in /home/sponline/public_html/noticias/fpmminicursointroducaohistarte09fev2012.php on line 40

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas