|
CET apresenta operação especial de trânsito e transporte para a Fórmula 1 Novembro 04, 2010
O prefeito de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (3/11) a Operação Especial de Trânsito e Transporte para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1, que acontecerá no domingo (7/11), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. O plano de ação da Secretaria Municipal de Transportes vai possibilitar o acesso de 150 mil pessoas durante o fim de semana da prova, sendo 80 mil concentradas no domingo, dia da corrida.
Metade desse público deverá chegar a Interlagos em automóveis próprios. O restante, por meio de transporte público (ônibus municipais, trens e ônibus fretados). Acompanhado pelo secretário municipal de Transportes em exercício, o prefeito explicou que o plano traçado para este ano foi um aperfeiçoamento daquele apresentado em 2009.
"Em todos os anos aperfeiçoamos a operação. As equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Polícia Militar oferecem há muitos anos para a Fórmula 1 uma das melhores estruturas do mundo. Isso ocorre em função, sobretudo, da segurança e do conforto oferecidos. E essa experiência adquirida nos últimos anos faz com que tenhamos condições de estar sempre nos aperfeiçoando. E não vai ser diferente neste ano", afirmou o chefe do Executivo Municipal.
A operação e o monitoramento do trânsito serão realizados por 1.310 técnicos da CET em 384 viaturas. A fiscalização será feita por um efetivo de 380 policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) em 330 viaturas. Para os usuários que forem assistir aos treinos e a corrida de Fórmula 1, a SPTrans oferecerá linhas de ônibus especiais para facilitar o acesso ao Autódromo.
"Desde 1990, quando o GP do Brasil voltou para a nossa cidade, esse projeto é realizado por essa equipe. São 2 mil pessoas envolvidas nessa operação que vem sendo elogiada pela organização do evento e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA)", contou o secretário municipal de Transportes em exercício.
Plano Diretor
Durante a exposição da operação especial para trânsito e transporte para este fim de semana, Kassab anunciou que um novo plano diretor para o Autódromo de Interlagos e seu entorno será apresentado pela Prefeitura. Esse plano diretor planeja adequar a região para receber shows, eventos e reuniões, além de possibilitar que o autódromo receba provas de outras categorias do automobilismo.
"Quando assumimos a Prefeitura, fizemos um plano diretor de seis anos para o Autódromo e seu entorno. Concluímos esse plano. Uma série de transformações foi feita. Nas próximas semanas, estaremos preparando um novo Plano Diretor para os próximos seis anos. Para que daqui a seis anos, depois de um total de 12 anos de transformações, tenhamos em São Paulo o melhor autódromo do mundo", disse o prefeito.
As alterações para o GP
As alterações no trânsito serão comunicadas ao público por meio de 1 mil placas, faixas e banners instaladas exclusivamente para o GP do Brasil. Também serão utilizados 1.600 cavaletes, 800 cones e 200 rolos de fita para a sinalização. Para quem for utilizar o transporte público, os ônibus especiais partirão de seis miniterminais: Shopping SP Market, Metrô Jabaquara, Metrô República, Shopping Interlagos, Aeroporto de Congonhas e Avenida Paulista (em frente à Estação Trianon-Masp do Metrô).
Além disso, a operação criará bolsões para ônibus fretados e táxis nos arredores de Interlagos. Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). A Estação Autódromo, localizada na Rua Plínio Schmidt, está a 600 metros do setor G de Interlagos. Outras informações sobre as alterações no esquema de trânsito para o GP do Brasil de Fórmula 1 podem ser obtidas nos sites: http://ww
w.sptrans.com.br/formula1/ e http://www.cetsp.com.br/internew/informativo/interlagos/2010/quemvai.htm.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|