|
'Fiscais cidadãos’ apontam problemas e ajudam na gestão da Subprefeitura Lapa Junho 01, 2011
Além do trabalho de assessores, funcionários e agentes que integram sua equipe, a Subprefeitura da Lapa conta agora com mais uma modalidade de colaboração: o Fiscal Cidadão.
O nome é dado ao munícipe que se preocupa com o estado de conservação das vias, calçadas, das áreas verdes, etc. e procura garantir, por meio de uma fiscalização voluntária e do repasse de informações à subprefeitura, um lugar melhor para viver, ajudando o poder público no cumprimento de sua missão de promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos.
Exemplos de fiscais cidadãos são pessoas como Magali Flores e Gaetano Vita. Eles não são os únicos a contribuir com o trabalho da subprefeitura, mas são os mais assíduos. O contato é feito semanalmente.
Embora more na Freguesia do Ó, Magali transita pelas ruas da Lapa diariamente e relata à subprefeitura todo e qualquer problema encontrado pelo caminho. Desde outubro de 2010, ela usa meios de comunicação, como e-mail e telefone e, em especial, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), para informar sobre problemas, como, por exemplo, buracos nas vias da região e falta de iluminação.
“Sem buracos, teremos menos acidentes e, com luz nas ruas, teremos menos assaltos. Por isso, entro em contato, porque me incomoda e porque me preocupo”, diz Magali. “A população deve ser mais ativa, deve usar mais o SAC”, sugere.
Gaetano Vita é morador da rua Aurélia, na Lapa e também informa à subprefeitura sobre os problemas da região. Assim como Magali, ele iniciou sua “fiscalização cidadã” informando sobre buracos nas ruas próximas de sua casa e no caminho que percorre todos os dias. “Se a população colaborar comunicando os problemas, eles acabam diminuindo”.
Um dos motivos que levam ambos a colaborar com o poder público é o pronto atendimento das solicitações. Segundo Magali e Gaetano, sempre que recebe comunicado de um problema a subprefeitura atende com rapidez e com a máxima boa vontade, resolvendo aquilo que é de sua competência e encaminhando as demandas que competem a outros órgãos, motivando dessa forma a ação voluntária desenvolvida por eles.
“A atuação dos fiscais cidadãos é muito importante e valiosa, pois amplia nosso poder de alcance, já que na região da Lapa são cerca de 1.800 ruas, incluindo travessas e vielas. Seria ótimo se pudéssemos contar com a colaboração de uma Magali e de um Gaetano em cada um dos nossos seis distritos”, declara o coordenador de Infra-Estrutura Urbana e Obras da Subprefeitura, João Carlos da Silva Martins.
Qualquer solicitação pode ser feita pelo telefone 156, pessoalmente nas Praças de Atendimento das subprefeituras ou pelo site da Prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|