'Fiscais cidadãos’ apontam problemas e ajudam na gestão da Subprefeitura Lapa Junho 01, 2011
Além do trabalho de assessores, funcionários e agentes que integram sua equipe, a Subprefeitura da Lapa conta agora com mais uma modalidade de colaboração: o Fiscal Cidadão.
O nome é dado ao munícipe que se preocupa com o estado de conservação das vias, calçadas, das áreas verdes, etc. e procura garantir, por meio de uma fiscalização voluntária e do repasse de informações à subprefeitura, um lugar melhor para viver, ajudando o poder público no cumprimento de sua missão de promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos.
Exemplos de fiscais cidadãos são pessoas como Magali Flores e Gaetano Vita. Eles não são os únicos a contribuir com o trabalho da subprefeitura, mas são os mais assíduos. O contato é feito semanalmente.
Embora more na Freguesia do Ó, Magali transita pelas ruas da Lapa diariamente e relata à subprefeitura todo e qualquer problema encontrado pelo caminho. Desde outubro de 2010, ela usa meios de comunicação, como e-mail e telefone e, em especial, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), para informar sobre problemas, como, por exemplo, buracos nas vias da região e falta de iluminação.
“Sem buracos, teremos menos acidentes e, com luz nas ruas, teremos menos assaltos. Por isso, entro em contato, porque me incomoda e porque me preocupo”, diz Magali. “A população deve ser mais ativa, deve usar mais o SAC”, sugere.
Gaetano Vita é morador da rua Aurélia, na Lapa e também informa à subprefeitura sobre os problemas da região. Assim como Magali, ele iniciou sua “fiscalização cidadã” informando sobre buracos nas ruas próximas de sua casa e no caminho que percorre todos os dias. “Se a população colaborar comunicando os problemas, eles acabam diminuindo”.
Um dos motivos que levam ambos a colaborar com o poder público é o pronto atendimento das solicitações. Segundo Magali e Gaetano, sempre que recebe comunicado de um problema a subprefeitura atende com rapidez e com a máxima boa vontade, resolvendo aquilo que é de sua competência e encaminhando as demandas que competem a outros órgãos, motivando dessa forma a ação voluntária desenvolvida por eles.
“A atuação dos fiscais cidadãos é muito importante e valiosa, pois amplia nosso poder de alcance, já que na região da Lapa são cerca de 1.800 ruas, incluindo travessas e vielas. Seria ótimo se pudéssemos contar com a colaboração de uma Magali e de um Gaetano em cada um dos nossos seis distritos”, declara o coordenador de Infra-Estrutura Urbana e Obras da Subprefeitura, João Carlos da Silva Martins.
Qualquer solicitação pode ser feita pelo telefone 156, pessoalmente nas Praças de Atendimento das subprefeituras ou pelo site da Prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|