|
'Fiscais cidadãos’ apontam problemas e ajudam na gestão da Subprefeitura Lapa Junho 01, 2011
Além do trabalho de assessores, funcionários e agentes que integram sua equipe, a Subprefeitura da Lapa conta agora com mais uma modalidade de colaboração: o Fiscal Cidadão.
O nome é dado ao munícipe que se preocupa com o estado de conservação das vias, calçadas, das áreas verdes, etc. e procura garantir, por meio de uma fiscalização voluntária e do repasse de informações à subprefeitura, um lugar melhor para viver, ajudando o poder público no cumprimento de sua missão de promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos.
Exemplos de fiscais cidadãos são pessoas como Magali Flores e Gaetano Vita. Eles não são os únicos a contribuir com o trabalho da subprefeitura, mas são os mais assíduos. O contato é feito semanalmente.
Embora more na Freguesia do Ó, Magali transita pelas ruas da Lapa diariamente e relata à subprefeitura todo e qualquer problema encontrado pelo caminho. Desde outubro de 2010, ela usa meios de comunicação, como e-mail e telefone e, em especial, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), para informar sobre problemas, como, por exemplo, buracos nas vias da região e falta de iluminação.
“Sem buracos, teremos menos acidentes e, com luz nas ruas, teremos menos assaltos. Por isso, entro em contato, porque me incomoda e porque me preocupo”, diz Magali. “A população deve ser mais ativa, deve usar mais o SAC”, sugere.
Gaetano Vita é morador da rua Aurélia, na Lapa e também informa à subprefeitura sobre os problemas da região. Assim como Magali, ele iniciou sua “fiscalização cidadã” informando sobre buracos nas ruas próximas de sua casa e no caminho que percorre todos os dias. “Se a população colaborar comunicando os problemas, eles acabam diminuindo”.
Um dos motivos que levam ambos a colaborar com o poder público é o pronto atendimento das solicitações. Segundo Magali e Gaetano, sempre que recebe comunicado de um problema a subprefeitura atende com rapidez e com a máxima boa vontade, resolvendo aquilo que é de sua competência e encaminhando as demandas que competem a outros órgãos, motivando dessa forma a ação voluntária desenvolvida por eles.
“A atuação dos fiscais cidadãos é muito importante e valiosa, pois amplia nosso poder de alcance, já que na região da Lapa são cerca de 1.800 ruas, incluindo travessas e vielas. Seria ótimo se pudéssemos contar com a colaboração de uma Magali e de um Gaetano em cada um dos nossos seis distritos”, declara o coordenador de Infra-Estrutura Urbana e Obras da Subprefeitura, João Carlos da Silva Martins.
Qualquer solicitação pode ser feita pelo telefone 156, pessoalmente nas Praças de Atendimento das subprefeituras ou pelo site da Prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|