Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP encerra mutirão de testes gratuitos para detecção do HIV nesta quinta
Dezembro 01, 2011

A Secretaria da Saúde encerra nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a campanha "Fique Sabendo", realizada para incentivar a realização de testes de HIV. O objetivo é identificar precocemente o vírus, o que amplia as chances de sobrevida das pessoas infectadas.

Na capital, a Secretaria colocou no Obelisco do Parque Ibirapuera um laço gigante na cor vermelha para simbolizar a luta contra a Aids no Estado. O laço permanecerá no local até o próximo sábado.

De quinta-feira, dia 24, ao domingo, 27, foram realizados 51 mil exames gratuitos de HIV em todo o Estado. A campanha foi organizada pelo Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de saúde.

Em todo o Estado, 500 municípios aderiram à campanha, disponibilizando o teste e as orientações em suas redes de saúde. Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil foram testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde foram nesta mobilização.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção. "A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV", afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença. Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha "Fique Sabendo", é importante ressaltar ainda que os testes são realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. "Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa", afirma Karina.

A população pode consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima para a realização dos testes. O serviço funciona em horário especial durante a campanha, das 7h às 19h.

Da Secretaria da Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>