Secretaria promove Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos Setembro 28, 2011
Até novembro, a Secretaria Municipal de Educação promove o VI Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos. O encontro vai reunir estudantes da rede municipal e de escolas e instituições públicas e privadas. Participam escolas da Capital e de outros municípios da Grande São Paulo. O evento começa no dia 29 e será marcado por uma série de atividades esportivas descentralizadas em diferentes unidades do Sesc, parceiro na realização do evento. Atividades recreativas, oficinas e competições de xadrez, handebol, futsal e atletismo estão previstas na programação, que termina em 11 de novembro.
Criado em 2005, o Festival tem por objetivo promover a integração e o intercâmbio entre surdos e deficientes auditivos. E, desse modo, pretende ampliar as oportunidades de socialização, aquisição de hábitos saudáveis, treinamento e utilização das regras esportivas. Além de difundir a prática das várias modalidades esportivas, favorecendo o surgimento de novos talentos do esporte e da cultura surda, a vivência no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é outro ponto importante do Festival.
Este ano, além de reunir alunos das seis Escolas Municipais de Educação Especial (EMEEs), de cinco unidades do Ensino Fundamental (EMEFs) e do Cieja Professora Rosa Kazue Inakake de Souza – todos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo –, o evento conta também com a participação de crianças e jovens de quatro escolas particulares e de uma escola municipal de São Bernardo do Campo, ultrapassando os 2 mil participantes. A iniciativa é um dos exemplos do fortalecimento da política de educação inclusiva promovida no município de São Paulo pela Secretaria, que desenvolve ações de capacitação dos educadores e treinamento para capacitar alunos surdos para competições com as mesmas condições técnicas de torneios iguais para alunos ouvintes.
No primeiro dia do festival, os alunos participam da cerimônia de abertura no Sesc Interlagos. A cerimônia também prevê a apresentação do espetáculo Gigantes de Ar, da Companhia Pia Fraus. Os alunos também farão o Juramento do Atleta e participarão de um torneio de xadrez, de uma competição de queimada e outros jogos recreativos. Na edição anterior, participaram 2,1 mil alunos, oriundos das EMEEs e EMEFs, cinco outras da Capital, além de representantes dos municípios de São Bernardo do Campo e Cotia. Neste ano, o evento apresenta uma nova configuração, descentralizando as competições esportivas em polos regionais.
Confira a programação completa do festival
29/9 - Sesc Interlagos
9h30 - Recepção dos alunos com o Grupo interAGIR.
10h - Apresentação de espetáculo Gigantes de Ar (Cia Pia Fraus)
11h - Desfile das delegações
Hino Nacional em Libras
Juramento do Atleta
Desfile da pira olímpica, conduzida por 6 alunos representantes das EMEEs
13h - Competições de Xadrez
Competições de Queimada – Categorias sub 10 e sub 8
Oficinas de Recreação
Jogos recreativos
6 de outubro - Sesc Vila Mariana (Polo 1) / Sesc Pompéia (Polo 2)
9h - Fase Regional
Competições de Futsal e Handebol - Categorias Sub 12 / Sub 15
17 de outubro - Clube Espéria 9h - Competição de Atletismo / Atletismo Especial
Subo 8 / Sub 10 / Sub 12 / Sub 15 / Sub 18 / Principal
20 de outubro - Sesc Vila Mariana (Polo 1) / Sesc Pompéia (Polo 2)
9h - Fase Regional
Competições de Futsal e Handebol - Categoria SUB 18
3 de novembro - Sesc Vila Mariana (Polo 1) / Sesc P
ompéia (Polo 2)
9h - Fase Regional: Competições de Futsal e Handebol - Categoria Principal
10 de novembro - Sesc Vila Mariana
19h - Chegada das Unidades Educacionais
20h - Espetáculo Teatral
21h - Encerramento das atividades
11 de novembro - Sesc Interlagos
9h - Fase Municipal: Competições de Futsal e Handebol – Todas as Categorias
16h - Encerramento do VI Festival Esportivo e Cultural de Surdos
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|