Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Festival O Boticário na Dança oferece workshops gratuitos com algumas das maiores companhias do mundo
Abril 09, 2013

A programação do Festival O Boticário na Dança, que reunirá apresentações de grandes companhias nacionais e internacionais, de 1º a 9 de maio, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, oferecerá quatro workshops gratuitos ministrados por profissionais dos grupos Peeping Tom (Bélgica), Hofesh Shechter Company (Reino Unido), Maribor Ballet (Eslovênia) e Quasar Cia. de Dança (Brasil).

Dos quatro workshops previstos, três serão realizados em São Paulo - Peeping Tom (Bélgica), Hofesh Shechter Company (Reino Unido) e Quasar Cia. de Dança (Brasil), nos dias 3, 4 e 5 de maio, respectivamente, no Itaú Cultural. Já o encontro com os profissionais do Maribor Ballet (Eslovênia) será no dia 8 de maio, no Teatro Guaíra, em Curitiba. As inscrições para os interessados serão feitas pelos telefones: (11) 2168-1876, em São Paulo; e (41) 3233-1315 em Curitiba, a partir de 15 de abril.

Programação dos workshops:

Peeping Tom – Gabriela Carrizo (diretora artística e coreógrafa)
No workshop, Gabriela irá propor um trabalho de pesquisa sobre o movimento, compartilhando suas próprias ferramentas e as que utilizada no trabalho com a companhia. O objetivo da coreógrafa é explorar o movimento através da especificidade de cada corpo.
Data: 3 de maio
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone para inscrições: (11) 2168-1876, a partir de 15 de abril
Horário: 14h às 16h
Perfil dos alunos: Bailarinos profissionais
Número de vagas: 10 vagas abertas para inscrição e 10 vagas para bailarinos convidados.

Hofesh Shechter Company - Bruno Karim Guillore (diretor artístico associado e dançarino) e Kim Kohlmann (dançarina)
Usando técnicas de improvisação e do repertório do espetáculo Political Mother, esta oficina vai explorar a conexão como uma ferramenta essencial de desenvolvimento da musicalidade dos dançarinos, descobrindo movimentos pelo prazer e diversão.
Data: 4 de Maio
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone para inscrições: (11) 2168-1876, a partir de 15 de abril
Horário: 10h30 às 13h
Perfil dos alunos: Jovens interessados, não necessariamente bailarinos.
Número de vagas: 20

Quasar Cia de Dança – Henrique Rodovalho (diretor artístico e coreógrafo)
O workshop visa oferecer caminhos para a construção do processo de criação coreográfica. O desenho do movimento e a linguagem corporal utilizada pela Quasar Cia da Dança fazem parte das ferramentas que serão utilizadas na oficina.
Data: 5 de Maio
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone para inscrições: (11) 2168 1876, a partir de 15 de abril
Horário: 10h às 13h
Perfil dos alunos: Intermediário (estudantes com nível avançado) e profissionais.
Número de vagas: 10

Maribor Ballet - Edward Clug (coreógrafo)
No workshop, Edward Clug irá ensinar alguns trechos da coreografia de Radio & Juliet. Os participantes irão descobrir movimentos especiais fundamentados na dança clássica e desenvolvidos nas linhas modernas.
Data: 8 de Maio
Horário: 17h às 18h30
Local: Teatro Guaíra
Endereço: Rua 15 de Novembro, 971
Telefone para inscrições: (41) 3233-1315, falar com Sandra, a partir de 15 de abril
Perfil dos alunos: Com boa base em dança moderna ou clássica e estudantes da Escola de Dança do Teatro Guaíra
Número de vagas: 45

Festival O Boticário na Dança

A primeira edição do Festival O Boticário na Dança reunirá algumas das maiores companhias internacionais - Shen Wei (EUA), Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia) - e nacionais - Mímulus (Belo Horizonte), Quasar (Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro). Os espetáculos serão realizados de 1º a 6 de maio em São Paulo, no Auditório do Ibirapuera; de 4 a 8 de maio no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal; e de 7 a 9 de maio em Curitiba, no Teatro Guaíra. Estima-se a participação de cerca de 20 mil pessoas.

O evento, produzido em parceria com a Dueto, contemplará o vasto panorama desta arte no mundo em uma proposta em que interagem diferentes formas de dança: contemporânea, neoclássica, de rua, de salão, moderna, jazz, dança teatro, entre outras. O evento é um marco na plataforma de marketing cultural de O Boticário. Em dezembro, a marca anunciou um grande plano na área, que visa também apoiar companhias, projetos, espetáculos e festivais com recursos próprios e também por meio de leis de incentivo à cultura. A previsão é de que a marca invista de R$ 10 a R$ 15 milhões na dança por ano.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas