Festival reúne filmes sobre diversidade e inclusão produzidos por alunos da rede estadual Outubro 21, 2011
"Diversidade e Inclusão" é o tema da 2ª edição do Festival de Cinema da Diretoria de Ensino Leste 3, que acontece nesta sexta-feira, 21. São 29 curtas-metragens inscritos, produzidos por 69 alunos de 19 escolas estaduais da zona leste da capital.
A exibição dos vídeos, a escolha dos vencedores e a cerimônia de premiação acontecem das 8h30 às 12h, no CEU Água Azul, localizado em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, em evento para convidados das comunidades escolares envolvidas.
A mostra é voltada para alunos matriculados em séries a partir do 5º ano do ciclo I do Ensino Fundamental em escolas estaduais atendidas pela Diretoria de Ensino Leste 3, que abrange os distritos de Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio e São Rafael. O desafio dos estudantes foi criar um vídeo com duração máxima de 60 segundos sobre a temática proposta.
A competição se divide em três categorias: Animação, Curta-metragem e Animação ou Curta-Metragem em Língua Estrangeira. Cada trabalho pode ter até três autores e cada escola inscreveu no máximo um curta por nível de ensino (ciclo I, ciclo II, Ensino Médio ou EJA), independentemente da categoria.
A banca que elegerá os premiados será composta de representantes de diretorias de ensino de outras regiões da capital. A premiação inclui medalhas para os integrantes das três equipes que tiverem a melhor colocação em cada categoria. Por meio de parcerias com instituições privadas que atuam na zona leste, os alunos vencedores também receberão prêmios como MP3 player, pen drive e passaportes para parque de diversões.
José Lopes Moreira Filho, professor-coordenador da oficina pedagógica de inglês da Diretoria de Ensino Leste 3, explica que um dos critérios para a escolha dos ganhadores é a adequação ao tema. "Neste ano a temática era ampla e foi bem explorada pelos participantes. Tivemos vídeos sobre discriminação racial, bullying e inclusão de alunos deficientes, entre outros", exemplifica Lopes. A 1ª edição do festival, realizada no ano passado, teve a questão socioambiental como mote.
Alunas do 9º ano do Ciclo II da Escola Estadual Maestro Brenno Rossi, Bruna Cedro da Silva, Bruna Santos Sousa e Everlin Silva Santos criaram o filme "Diga Não ao Bullying" (http://www.youtube.com/watch?v=0I6rrK_16TM). As estudantes contaram com a ajuda de colegas na dramatização que mostra um menino vítima de agressões. "O tema é atual e reflete uma realidade. Com o vídeo podemos ajudar na conscientização sobre o problema", explica Bruna Sousa, 14 anos. Para ela, a estreia como diretora foi fácil, "o mais difícil foi reduzir tudo a um minuto".
É possível assistir aos curtas-metragens participantes da 1ª edição do festival e alguns dos candidatos deste ano no link http://www.youtube.com/user/DELeste3.
Da Secretaria da Educação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|