Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mercadão promove Festival do Bacalhau
Março 26, 2012

O Mercado Municipal Paulistano, o ‘Mercadão’, sediará na semana que antecede a Páscoa, entre os dias 26 e 31 de março, o I Festival do Bacalhau, Azeite e Azeitona. Além de estimular o consumo de bacalhau, azeites e azeitona, o evento tem como objetivo destacar as propriedades dos alimentos bem como diversas formas de preparo.

 

Durante o Festival, serão ministradas aulas com receitas, desmistificando a associação do bacalhau às batatas, e seu consumo apenas nas épocas de Páscoa e festas de final de ano. Quem participar terá mais motivos para se deliciar com o produto, e consumi-lo o ano todo.


Receitas com Bacalhau


O Festival do Bacalhau contará com a presença de Chefs de Cozinha de grandes restaurantes, buffets, bares e hotéis, que ensinarão seus segredos e saborosas receitas com o produto.
Podem participar das aulas os consumidores que adquirirem R$ 60 em produtos como bacalhau, azeite e azeitonas, no período de 23 a 31 de março. Ao realizar a compra, o estabelecimento fornecerá um “vale aula”, que deverá ser entregue no “Cantinho do Bacalhau”, espaço destinado às inscrições para as atividades. As aulas duram em média 50 minutos, com 50 vagas.

 

Cada vale dá direito a uma aula, e pode ser utilizado em qualquer dia do evento. As inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

 

Confira a programação

 

26 de março
11h - Delícia Portuguesa (Bar do Luiz Fernandes)
15h - Bacalhau à Quinta de Sta Maria (Quinta de Sta Maria)

 

27 de março
11h - Risoto di Baccala (Silvia Percussi/Vinheria Percussi)
15h - Bacalhau do marquês (Buffet o Marquês)

 

28de março
15h - Bacalhau Confit (Tasca do Zé e da Maria)

 

29 de março
11h – Trouxinhas de Bacalhau (Pitanga)
15h - Bacalhau à Portuguesa (La Tavolla)

 

30 de março
11h - Bacalhau ao forno com lingüiça e broas (Alex Caputto)
15h - Bacalhau crocante sobre leito de espinafres e figos (Alessandro Segato)

 

31 de março
11h - Bacalhau à Provençal (Eliane Carvalho/Brie Restrô)
15h - Bacalhau com salsa de pimentão vermelho e tapenade de azeitona (La Tasca)


Brindes aos participantes

 

Ao final das aulas, haverá sorteios de brindes aos participantes. Todas as receitas apresentadas durante o evento, e outras com os produtos do festival comporão um livro, que será entregue aos participantes.


O Bacalhau

 

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do gadus morhua, espécie farta nos mares que navegavam. Mas, historicamente, deve-se aos bascos o comércio do bacalhau.


A primeira indústria de transformação e industrialização do peixe foi fundada na Noruega, que se tornou o principal pólo de pesca e exportação do bacalhau. Porém, os maiores consumidores da iguaria no mundo são os portugueses, que trouxeram o hábito ao Brasil, durante o período de colonização.


Em nosso país, durante muitos anos o bacalhau foi um alimento barato, presente nas mesas das camadas populares. Após a 2ª Guerra, o produto passou a ser mais valorizado, e ao longo dos anos o consumo popular do peixe se concentrou, principalmente, nas principais festas cristãs: Páscoa e Natal. Atualmente, o bacalhau está totalmente incorporado à culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em sua carta o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins.



O Brasil e o consumo de Bacalhau


O bacalhau foi o principal item de pescado importado pelo Brasil em 2010. Segundo estatísticas do Ministério da Pesca e Agricultura, as importações cresceram 23,5%, comparando-se os dados de 2009 e 2010. A importação do produto aumentou de 35 mil toneladas (2009) para mais de 43 mil toneladas, em 2010.

 

Serviço


Festival do Bacalhau, Azeite e Azeitona
Data:
26 a 31 de março
Horário: 8h às 17h
Local: Mercado Municipal Paulistano
Endereço: Rua da Cantareira, 306
Entrada Franca: Para assistir as aulas, necessário “Vale Aula”, adquirido nas compras de Bacalhau, azeite ou azeitonas no valor de R$ 60

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>