Começa neste sábado o Festival de Inverno de Campos do Jordão Agosto 13, 2010
Começa neste sábado, 3, a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Com o tema "A Música e seus Diáologos", o evento oferecerá ao público a sua já tradicional programação de concertos, que reúne estrelas nacionais e estrangeiras da música clássica, mas traz também muitas novidades para o público e para os jovens instrumentistas que compõem o corpo de bolsistas do Festival.
"Um dos segredos do sucesso do Festival é justamente essa junção entre o aspecto formador e o de difusão cultural, com aulas para os jovens e concertos abertos ao grande público. O evento coroa as ações da Secretaria da Cultura para o ensino e a difusão da música erudita", explica o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.
Para reforçar os objetivos do festival, o número de concertos e de atividades pedagógicas foi ampliado em 2010 - de uma média de 40 atrações em edições anteriores para mais de 80 concertos neste ano. Onze desses espetáculos serão realizados em São Paulo - no Sesc Vila Mariana e na Sala São Paulo. Em Campos, os principais artistas vão se apresentar no Auditório Claudio Santoro, na capela do Palácio Boa Vista, na Praça do Capivari e nas igrejas São Benedito, Santa Terezinha e Nossa Senhora da Saúde.
Este ano, novidades no formato do evento permitiram integrar a programação artística com a pedagógica. Assim, os professores do festival, entre os quais estão alguns dos melhores músicos do mundo, também farão apresentações em concertos de câmara. O mesmo acontecerá com os bolsistas, que formam grupos de câmara para tocar nas igrejas de Campos e, posteriormente, integrarão a celebrada Orquestra do Festival para o concerto de encerramento, no dia 1º de agosto. Além disso, muitos dos artistas presentes no Festival ministrarão master classes, oficinas e palestras para os bolsistas e para o público interessado.
Entre as atrações do evento estarão os pianistas brasileiros Nelson Freire, Cristina Ortiz e Arnaldo Cohen; o violinista francês Gilles Apap; o oboísta alemão Albrecht Mayer; o violoncelista brasileiro Antonio Meneses; além do grupo de música antiga Akamus e do Arditti Quartett, especializado em música contemporânea. Entre as orquestras presentes estão a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica Brasileira e a Filarmônica de Minas Gerais.
Os preços dos ingressos variam de R$ 10 a R$ 80, mas vale lembrar que há preços diferenciados para os moradores de Campos e região, mediante apresentação de comprovante de residência. Além disso, todos os concertos realizados na Praça do Capivari e nas igrejas de Santa Teresinha, São Benedito e Nossa Senhora da Saúde, em Campos do Jordão, têm entrada franca. Ao todo, serão 37 apresentações gratuitas.
Para consultar a programação e saber mais sobre o festival, consulte o site www.festivalcamposdojordao.org.br
Impacto além da cultura
Além do impacto na cena musical, o Festival atrai um grande público para a temporada de inverno de Campos do Jordão. Em 2009, foram mais de 50 mil espectadores e um total de mais de 1,5 milhão de turistas na cidade, e este ano, com as novidades na programação, espera-se que pelo menos 90 mil pessoas sejam atingidas diretamente pelas ativi
dades do Festival. “Como o maior evento de música clássica do País e da America Latina, é inestimável a sua importância para a formação cultural da população brasileira e ao incentivo de jovens talentos da música”, afirma o governador Alberto Goldman.
Da Secretaria da Cultura
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|