Festival #EmespEmCasa reúne nomes como Nelson Ayres, Chico Pinheiro, Jacques Ogg, Mônica Salmaso, Fabio Zanon e Paulo Álvares

Julho 01, 2020

A EMESP Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, promove, de 06 a 31 de julho, o Festival #EmespEmCasa que reunirá mestres da música como Chico Pinheiro, Paulo Álvares, Mônica Salmaso, Jacques Ogg, Renato Bandel, Maurício Carrilho, Fabio Zanon, além de professoras e professores da escola.

Ao longo do mês, o canal de Youtube da EMESP Tom Jobim irá concentrar uma série de atividades gratuitas direcionadas aos estudantes de música e ao público em geral. De segunda a sexta, sempre às 15h, serão realizados workshops com profissionais que são referência em diversas áreas. A programação foi elaborada com o objetivo de contemplar diferentes estilos musicais, instrumentos e músicos com atuação diversificada. Aos finais de semana serão exibidos recitais com participação de ex-alunas e ex-alunos que em maio participaram da série de entrevistas #EmespPeloMundo.

Nelson Ayres, regente, pianista, arranjador e compositor abre a programação na segunda, dia 06 de julho, às 15h. Washington Barella, Renato Bandel, Maurício Carrilho e Arrigo Barnabé são os convidados da semana.

O guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro está entre os convidados da semana de 13 a 17 de julho, que conta também com a presença de Jacques Figueiras, Kiko Freitas, Homero Magalhães Filho e Chico Melo. O cravista, regente e professor do Conservatório Real de Haia, Jacques Ogg, ministra workshop na semana de 20 a 24 de julho, que recebe também os pianistas Paulo Álvares e Jovino Santos, além do compositor Sergio Kafejian e Dani Gurgel.

A cantora Mônica Salmaso e o violonista Fabio Zanon encerram a programação de workshops. A semana conta ainda com a participação de Carlos Harmuch, Carlos Malta e Tiago Rabelo.

Os workshops são gratuitos e serão transmitidos pelo canal do YouTube da EMESP Tom Jobim.

Cursos Online

A partir do mês de julho, a EMESP Tom Jobim oferecerá também o curso livre Apreciação Musical, ministrado pelo guitarrista, historiador e professor Marco Prado. O curso tem por objetivo fornecer ferramentas para a apreciação do vasto repertório musical. Serão abordados aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos, formais e históricos. Com início no dia 7 de julho, as aulas serão abertas e gratuitas e acontecem às terças-feiras, às 18h, pelo canal do YouTube.

Festival #EMESPEMCASA - Programação
06 a 31 de JULHO

Workshops. Horário: às 15h

06/07 | Abertura: Administração da Carreira Musical
NELSON AYRES

07/07 | Alcançando o Nível Artístico. A importância de se fazer música além da técnica
WASHINGTON BARELLA

08/07 | Movimentos Básicos/Golpes de Arco
RENATO BANDEL

09/07 | Choro
MAURÍCIO CARRILHO

10/07 | Canção Popular brasileira
ARRIGO BARNABÉ

13/07 | Como Divulgar Sua Música Usando As Redes Sociais
JACQUES FIGUERAS

14/07 | Desenvolvimento do Tempo Interno
KIKO FREITAS

15/07 | Aspectos da Composição na Música Popular
CHICO PINHEIRO

16/07 | Uma "Introdução à Solmização,o "solfejo" da Idade Média"
HOMERO MAGALHÃES FILHO

17/07 | Composição e Identidade
CHICO MELO

20/07 | Técnicas de Auto Gravacão - Vídeo
DANI GURGEL

21/07 | Piano na Música do Século XX e XXI
PAULO ÁLVARES

22/07 | A Obra de Hermeto Pascoal
JOVINO SANTOS

23/jul | O Início da Música Antiga na Holanda
JACQUES OGG

24/jul | Técnicas e sonoridades estendidas nos processos criativos do século XXI
SERGIO KAFEJIAN

27/07 | Técnicas de Auto Gravacão - Áudio
TIAGO RABELO

28/07 | Estórias de Deuses e Divas da Ópera do Início do Século XVIII
CARLOS HARMUCH

29/07 | O Escultor do Vento - Música Brasileira
CARLOS MALTA

30/07 | A Voz na Música e o projeto Ô DE CASAS
MÔNICA SALMASO

31/07 | Tornando-se um Solista do Violão: Mente, Estudo e Planejamento
FABIO ZANON (violão)

Onde: YouTube da EMESP Tom Jobim

EMESP Tom Jobim

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca "Santa Marcelina Cultura".

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php