Festival #EmespEmCasa reúne nomes como Nelson Ayres, Chico Pinheiro, Jacques Ogg, Mônica Salmaso, Fabio Zanon e Paulo Álvares

Julho 01, 2020

A EMESP Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, promove, de 06 a 31 de julho, o Festival #EmespEmCasa que reunirá mestres da música como Chico Pinheiro, Paulo Álvares, Mônica Salmaso, Jacques Ogg, Renato Bandel, Maurício Carrilho, Fabio Zanon, além de professoras e professores da escola.

Ao longo do mês, o canal de Youtube da EMESP Tom Jobim irá concentrar uma série de atividades gratuitas direcionadas aos estudantes de música e ao público em geral. De segunda a sexta, sempre às 15h, serão realizados workshops com profissionais que são referência em diversas áreas. A programação foi elaborada com o objetivo de contemplar diferentes estilos musicais, instrumentos e músicos com atuação diversificada. Aos finais de semana serão exibidos recitais com participação de ex-alunas e ex-alunos que em maio participaram da série de entrevistas #EmespPeloMundo.

Nelson Ayres, regente, pianista, arranjador e compositor abre a programação na segunda, dia 06 de julho, às 15h. Washington Barella, Renato Bandel, Maurício Carrilho e Arrigo Barnabé são os convidados da semana.

O guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro está entre os convidados da semana de 13 a 17 de julho, que conta também com a presença de Jacques Figueiras, Kiko Freitas, Homero Magalhães Filho e Chico Melo. O cravista, regente e professor do Conservatório Real de Haia, Jacques Ogg, ministra workshop na semana de 20 a 24 de julho, que recebe também os pianistas Paulo Álvares e Jovino Santos, além do compositor Sergio Kafejian e Dani Gurgel.

A cantora Mônica Salmaso e o violonista Fabio Zanon encerram a programação de workshops. A semana conta ainda com a participação de Carlos Harmuch, Carlos Malta e Tiago Rabelo.

Os workshops são gratuitos e serão transmitidos pelo canal do YouTube da EMESP Tom Jobim.

Cursos Online

A partir do mês de julho, a EMESP Tom Jobim oferecerá também o curso livre Apreciação Musical, ministrado pelo guitarrista, historiador e professor Marco Prado. O curso tem por objetivo fornecer ferramentas para a apreciação do vasto repertório musical. Serão abordados aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos, formais e históricos. Com início no dia 7 de julho, as aulas serão abertas e gratuitas e acontecem às terças-feiras, às 18h, pelo canal do YouTube.

Festival #EMESPEMCASA - Programação
06 a 31 de JULHO

Workshops. Horário: às 15h

06/07 | Abertura: Administração da Carreira Musical
NELSON AYRES

07/07 | Alcançando o Nível Artístico. A importância de se fazer música além da técnica
WASHINGTON BARELLA

08/07 | Movimentos Básicos/Golpes de Arco
RENATO BANDEL

09/07 | Choro
MAURÍCIO CARRILHO

10/07 | Canção Popular brasileira
ARRIGO BARNABÉ

13/07 | Como Divulgar Sua Música Usando As Redes Sociais
JACQUES FIGUERAS

14/07 | Desenvolvimento do Tempo Interno
KIKO FREITAS

15/07 | Aspectos da Composição na Música Popular
CHICO PINHEIRO

16/07 | Uma "Introdução à Solmização,o "solfejo" da Idade Média"
HOMERO MAGALHÃES FILHO

17/07 | Composição e Identidade
CHICO MELO

20/07 | Técnicas de Auto Gravacão - Vídeo
DANI GURGEL

21/07 | Piano na Música do Século XX e XXI
PAULO ÁLVARES

22/07 | A Obra de Hermeto Pascoal
JOVINO SANTOS

23/jul | O Início da Música Antiga na Holanda
JACQUES OGG

24/jul | Técnicas e sonoridades estendidas nos processos criativos do século XXI
SERGIO KAFEJIAN

27/07 | Técnicas de Auto Gravacão - Áudio
TIAGO RABELO

28/07 | Estórias de Deuses e Divas da Ópera do Início do Século XVIII
CARLOS HARMUCH

29/07 | O Escultor do Vento - Música Brasileira
CARLOS MALTA

30/07 | A Voz na Música e o projeto Ô DE CASAS
MÔNICA SALMASO

31/07 | Tornando-se um Solista do Violão: Mente, Estudo e Planejamento
FABIO ZANON (violão)

Onde: YouTube da EMESP Tom Jobim

EMESP Tom Jobim

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca "Santa Marcelina Cultura".

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php

Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php