Festival Arte como Respiro – Edição Música apresenta 15 pocket shows de todas as regiões do Brasil

Novembro 10, 2020

De 11 a 15 de novembro, quarta-feira a domingo, sempre às 20h, a programação do Festival Arte Como Respiro exibe o quinto recorte de apresentações dos trabalhos selecionados na edição Música dentro da série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do covid-19. Durante cinco dias, o site do Itaú Cultural transmite apresentações pré-gravadas, em formato pocket show, de 15 artistas contemplados na categoria Autoral do edital. São projetos da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, nos quais são apresentadas composições autorais, com ritmos que abrangem desde gêneros regionais e música popular brasileira até o jazz e o reggae. Os vídeos ficam disponíveis por 24 horas.


Crédito: Breno Galtier


A semana

O primeiro bloco da programação tem início na quarta-feira, dia 11 de novembro, com o músico baiano Cassio Nobre. Ele apresenta Machete Solo, show que experimenta as sonoridades, formatos e a aura misteriosa da viola machete, instrumento ancestral da cultura popular e do samba de roda do Recôncavo Baiano. Em suas composições, o artista traz a linguagem da viola brasileira tradicional para o universo instrumental, popular e contemporâneo.

No mesmo horário, o contrabaixista carioca Papito Mello apresenta três músicas de sua autoria: Mamis, Rua Japeri e Pouso Alto. A noite fecha com a apresentação do cantor pernambucano Siba, que une a cultura popular regional e a música popular brasileira, fazendo uma reflexão nítida do espaço indefinido que existe entre as pessoas e os animais.

Na quinta-feira, dia 12 de novembro, o grupo paulista Mustache e os Apaches apresenta para o público um show que reúne folk, jazz, gypsy, blues e ritmos brasileiros. Em seguida, os baianos do Maglore tocam suas músicas Todas as Bandeiras, Dança Diferente e Calma. No mesmo dia, o grupo paranaense A Gloriosa Máquina de Grooves navega pelo soul, hip hop e funk, para apresentar suas canções Quero te encontrar, Você e Quanto Vale o Peso.

A mistura de música popular brasileira, jazz e o reggae marca a programação da sexta-feira, dia 13 de novembro, às 20h. Filha do compositor Itamar Assumpção, a cantora Anelis Assumpção apresenta três músicas autorais de afrobeat e grooves brasileiros. Acompanhada de Alzira E e Jerry Espíndola, a cantora mostra para o público Saudade, O tempo e Tem Dia.

Em seguida, é a vez da baiana Aiace. Unindo elementos da música popular brasileira, jazz e do universo pop e rock, sem esquecer as raízes ancestrais afro-baianas, ela apresenta, em voz e violão, as autorais De Qualquer Maneira, Pra Curar e Toda Verdade Guarda uma Mentira. Para fechar a noite, a cantora e compositora paulista Laylah Arruda canta e toca, com ritmos jamaicanos, suas músicas Pequenos Templos, Humano Baldio e Loba Leoa.

Final de semana

Tanto no sábado quando no domingo, o público segue uma programação musical que abrange as culturas e ritmos do sudeste, nordeste, sul, norte e centro-oeste do Brasil.

No dia 14 de novembro, a série de apresentações tem início com o compositor brasiliense Rubi. Em performance solo, com voz e violão, ele mostra para o público suas músicas Hemisfério, Senhora dos Descalços e Respira. Em seguida, também em voz e violão, o músico gaúcho Filipe Catto canta e toca Saga, Lua deserta e Torrente.

Para fechar as apresentações de sábado, a cantora e compositora paranaense Raissa Fayet, acompanhada da violonista Alana Dedalos, apresenta a música popular brasileira em suas autorias Zoiúda, Derrubar o Sistema e O Chamado.

A programação do domingo, dia 15 de novembro, começa com o multi-instrumentista paraense Manoel Cordeiro, que apresenta um repertório que junta os ritmos da lambada e da música brega. Depois, o compositor pernambucano Mestre Assis Calixto navega pelas culturas indígena e negra, através do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, em um retrato da poesia do sertão e do regionalismo nordestino. Para fechar a programação, o cantor e compositor mineiro Sérgio Santos apresenta suas canções da música popular brasileira Nossa Cor, Voz e Violão e Saíra.

Próximos

O Festival Arte como Respiro retorna no dia 25 de novembro, com mais 15 projetos de artistas selecionados em música no edital de emergência da instituição. A programação trará pocket shows gravados nos estados do Maranhão, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Serviço

Festival Arte como Respiro – Edição Música
De 11 a 15 de novembro (quarta-feira a domingo)
Sempre às 20h
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural