Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
19ª Festa do Imigrante acontece nos dias 20, 26 e 27 de julho
Julho 16, 2014

Gastronomia, arte, música e dança de diversas nacionalidades que compõem a diversidade cultural de São Paulo, estarão reunidas na tradicional Festa do Imigrante, que acontecerá nos dias 20, 26 e 27 de julho. O grande destaque da 19ª edição do evento é que o público também terá acesso às recém-inauguradas instalações do Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e à nova exposição de longa duração “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades”.

Organizada há 19 anos pelo Museu da Imigração, a Festa do Imigrante tem papel fundamental no resgate da história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás desde final do século XIX. Em 2013, mais de 18 mil pessoas prestigiaram as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações. Este ano, estarão representadas mais de 40 nacionalidades, organizadas em 43 expositores de alimentação, 41 grupos de música e dança e 31 artesãos.

Atividades interativas e educativas também fazem parte da programação da festa. No “Espaço Temperos do Mundo”, por exemplo, as comunidades cozinharão pratos típicos e ministrarão aulas sobre o preparo de receitas, como caldo verde, waffles, strogonoff, roletini, entre outras. Os interessados em dança, poderão participar de mini-cursos com iniciação a diversos ritmos entre eles Polca Paraguaia, Flamenco e Dança Cigana, Dança Folclórica Tcheca e Tango .

Parte da identidade cultural de um povo, o artesanato igualmente terá seu espaço, com oficinas ministradas por integrantes de comunidades imigrantes para o público em geral, mostrando o passo-a-passo para realizar o delicado bordado da Ilha da Madeira, a belíssima pintura de ovos da Lituânia, o tradicional origami japonês, entre outros. Também serão expostas e vendidas peças de vários artesãos.

As crianças terão uma programação especialmente desenvolvida para elas. A “Tenda faz e Conta” traz contações de histórias dos quatro cantos do mundo. Os espetáculos, criados pelo ator Alexandre Camilo, apresentam contos do Brasil (“O Presente”), China (“A semente da verdade”), Haiti (“Macaco e Papai Deus”), Portugal (“A comadre morte”) e Zimbábue (“O espírito do Baobá”). As contações acontecem todos os dias às 11h30, 12h30, 14h30, 15h30 e 16h30, respectivamente.

Exposição “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades”

A nova exposição de longa duração do Museu da Imigração - “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades” - é dividida em oito módulos e conta - por meio de documentos, fotos, vídeos, depoimentos e objetos – como o processo migratório é um fenômeno permanente na história da humanidade. E apresenta ainda um panorama da grande imigração ocorrida nos séculos XIX e XX, abordando o início das políticas imigratórias do País e detalhando o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes.

Serviço

19ª Festa do Imigrante
Datas: 20, 26 e 27 de julho de 2014
Horário: 10h às 16h
Local: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo
Ingresso: R$ 6,00
Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br