Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Museu da Imigração organiza, em junho, a 18ª Festa do Imigrante
Maio 20, 2013

Manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações que povoam o Estado de São Paulo estarão representadas na tradicional Festa do Imigrante, que este ano acontecerá nos dias 2, 8 e 9 de junho. O evento, organizado há 17 anos pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, tem papel fundamental no resgate da história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes desde final do século XIX.

Em 2012, mais de 12 mil pessoas prestigiaram as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações. Para este ano, já está confirmada a participação de cerca de 80 comunidades imigrantes, representando 35 nacionalidades. Além das artes e culinária estão programadas atrações para todas as idades, como o “Talentokê”, onde as pessoas poderão se divertir interpretando canções representativas de vários países.

O público poderá visitar também a “Estação em Rede”, um espaço que disponibilizará terminais de consulta ao acervo digital do Museu da Imigração. São mais de 250 mil imagens disponíveis para visualização e download gratuito. Além disso, lá serão coletados, durante o evento, depoimentos para o “Cosmopaulistanos”, projeto virtual colaborativo, que pretende mapear locais de tradições e vivências de imigrantes e migrantes da cidade de São Paulo.

Outro destaque da programação é a “Sala de Conversa”, local destinado a discussões abertas sobre as principais questões relacionadas à imigração na atualidade como: direitos humanos dos migrantes, refúgio e tradições de diferentes culturas. Além de instituições e associações assistenciais, também participarão organizadores de grandes eventos culturais.

Já para o público infantil haverá a “Tenda Faz e Conta”, onde um contador de histórias entreterá as crianças interpretando contos do mundo todo. O “Espaço Temperos do Mundo” é mais uma novidade do evento, será o local em que representantes das comunidades imigrantes ensinarão ao público pratos típicos, dando dicas de preparo das receitas.

As oficinas e workshops serão realizados durante os três dias do evento. Além do artesanato de várias nacionalidades, o público poderá se inscrever nas aulas de dança e música que oferecerão noções básicas dos principais ritmos de diferentes culturas.

Serviço
18ª Festa do Imigrante
Datas: 2,8 e 9 de junho de 2013
Horário: 10h às 16h
Local: Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca –São Paulo
Ingresso: R$ 6,00
Informações: (11) 3311-7700 ou no site do Museu


Exibir mapa ampliado

Museu da Imigração

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo está em processo de restauro das edificações e implantação de nova exposição de longa duração. Trata-se do primeiro restauro completo realizado no edifício desde que ele teve sua construção concluída, em 1887. Após a finalização da primeira fase, o edifício vai entrar na segunda etapa de obras que contempla a modernização do prédio, com implantação das instalações elétrica, hidráulica e central de ar-condicionado, sistema de drenagem e captação de águas pluviais, paisagismo, contenção de enchentes e equipamentos de acessibilidade.
Enquanto aguarda a reabertura de suas novas instalações, o Museu da Imigração, que pesquisa, preserva e comunica o patrimônio relacionado aos processos migratórios ligados a São Paulo, oferece - por meio do site, eventos e exposições temporárias - a oportunidade única de conhecer a rica trama que compõe o Estado por meio de seus acervos museológicos, textuais, iconográficos e de história oral.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas