Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Acontece, domingo, a 30ª edição da Festa das Cerejeiras
Agosto 01, 2008

No próximo domingo (03/08) será realizada a 30ª Festa das Cerejeiras, das 9h às 17h, no Parque do Carmo, localizado na avenida Afonso Sampaio e Souza, 951, em Itaquera.

Neste dia, os nipônicos resgatam a tradição hanani, que é o ato de olhar as flores e sentir a carícia de suas pétalas no rosto. De acordo com os hábitos japoneses, o culto ao hanani transmite paz interior.

Atualmente o evento é realizado no mês de agosto, pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil. As últimas edições reuniram cerca de três mil pessoas durante o dia.

Além do espetáculo proporcionado pela floração do Ipê, o público vai contar com amostra de árvores cultivadas pela Federação. Haverá também a apresentação do odori, dança típica japonesa; e danças Country, ginásticas rítmicas, corais e show de palco.

No Parque do Carmo existem vários tipos de flores de cerejeira, com cerca de 1, 5 mil pés de árvores plantadas. A flor de cerejeira é a flor símbolo dos nipônicos.

Comidas típicas como, mandys (doce recheado com massa de feijão azuki) yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempura, dorayaki, serão vendidas nas barracas espalhadas pelo Parque. Haverá também barracas de comidas brasileiras, com pastéis e churrasco. Há 14 associações japonesas da região Leste envolvidas com o projeto do evento.

A História

A festa que celebra o cultivo da sakura (cerejeira - planta nativa do Japão) no Brasil, a Sakura Matsuri, teve história muito importante para os descendentes japoneses que moram aqui.

A flor, que tem tradição forte no Japão, teve projeto de cultivo somente em 1974 pelo senhor Matsuba, que residia na Zona Leste da capital de São Paulo.

Matsuba queria um terreno no Parque do Carmo para plantar as cerejeiras e trazer para as comunidades próximas um pouco de sua cultura. Com a idéia e o plano traçado foi até o prefeito de São Paulo da época e pediu a liberação do terreno para a compra. O então prefeito, sensibilizado com o projeto do senhor Matsuba acabou cedendo as suas vontades.

A partir daí começou o plantio das árvores cerejeiras pelo local. As sementes trazidas do Japão não vingaram no solo brasileiro e só depois com a vinda de mudas da flor pode-se assim dar início ao que seria no futuro uma celebração.

Bem mais tarde foi fundada a Associação da Cerejeira do Parque do Carmo que abraçou todas as comunidades ao redor. Hoje a Associação deu espaço para a criação da Federação de Sakura e Ypê do Brasil.

Confira a programação completa do evento

30º Sakura Matsuri

8h
Abertura do bosque

9h
Início das apresentações

11h
Cerimônia de abertura
Apresentação das Autoridades
Hinos Nacionais do Japão e do Brasil
Mensagem do Presidente da Federação
Palavras dos Convidados e Autoridades
Brinde com os convidados no Bosque das Cerejeiras

12h
Reinicio das apresentações

16h
Encerramento

Dança Folclórica Japonesa
Brasil Sakura Ondo
Tokyo Ondo
Soma Bom Uta
Umio Watate Hyaku Shunen (Fujima)
Shan Shan Kassa Odori
Haku To Kouta
Guinza Ondo
Furussato Ondo
Yayoi Ondo
Hanagassa Ondo
Maneki Neko Ondo
Sooran Bushi
Tanko Bushi
Kiyoshi No Zundoko Bushi
Umio Watate Hyaku Shunen

Componentes da Dança Folclórica
C. Assistencial Nipo Brás. de A E Carvalho
C. Esp. Três Coroas de Ponte Rasa
Acenb. Jd. N. Sra. do Carmo
C. D. Nikkey São Miguel Paulista
Acenipa Itaim Paulista
Acrec – Carrão
C. E. Nipo Bras. Vila Matilde
C. E. P. - Patriarca
C. D. Itaquera

Grupo Pq. do Carmo / Liberdade Kenko Taisso
Tenohirawo Taiyouni
Assawa Dokokara
Umio Watate Hyaku Shunen

Grupo Vila Matilde
Rádio Taisso
Foku Dançu – Green Fleeyef – Ace Of Diamond
Apát Apat

Grupo Nippon
Sukiyaki
Otete

Grupo Patriarca
Dança Country
Naniwa Bushi Jinsei Wa

Grupo São Miguel Paulista
Yosakoi Soran
Iken-Eduardo Yoshimoto
Murro Matsu No Isho – Marcio Galvão

Grupo Beth Morishigue
Xiang Gong (Koun)

Grupo Miya
Show Com Mauricio Miya

Grupo de Taiko Sakura Fubuki
Música do Centenário e outras

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 03 de Agosto de 2008 Keiko escreveu: Muito obrigada, por esta reportagem. Graças a ela pude tomar conhecimento da festa da cerejeira. E foi na sexta feira, por acaso, quando pesquisava sobre olimpíadas,que fiquei sabendo,porque gosto muito de festas niponicas! òtima! Parabéns a todos!

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas