Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Paulo registra mais um caso de febre amarela silvestre
Janeiro 24, 2008

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, após exames laboratoriais, o Instituto Adolfo Lutz confirmou hoje (23/01) o diagnóstico de febre amarela em uma moradora da Zona Leste de São Paulo. Ela contraiu a doença, em sua forma silvestre, no Estado de Goiás, durante uma viagem de ecoturismo.

No dia 11 de janeiro, mesmo dia em que retornou à capital paulista, ela foi internada no Hospital Municipal do Tatuapé com a suspeita da doença. Hoje, no início da tarde, após 13 dias de tratamento, já totalmente recuperada, a paciente recebeu alta médica.

Como sempre faz em casos considerados "suspeitos", desde que foi notificada, a SMS tomou todas as medidas preventivas, tais como eliminação de possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da doença, busca ativa de pessoas com sintomas de febre amarela e nebulização (aplicação de inseticida) num raio de 600 metros do local de permanência da paciente, de acordo com as recomendações técnicas do Ministério da Saúde.

O caso se reporta a Goiás, já que as investigações epidemiológicas concluíram que a transmissão da doença ocorreu naquele Estado - e não em São
Paulo. Na viagem, realizada entre os últimos dias de dezembro de 2007 e 10 de janeiro de 2008, a paciente, de 22 anos, participou de um passeio em área de mata.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, mais uma vez, trata-se de caso de febre amarela silvestre, contraída em área de risco, e que, portanto, com as medidas tomadas, não há risco de transmissão da doença em São Paulo.

Ficam também reiteradas as orientações de que a vacinação é indicada apenas para as pessoas que forem viajar para áreas consideradas de risco de transmissão da doença, pelo menos 10 dias antes da viagem, para que a imunização seja completa. Pessoas que tomaram a vacina nos últimos 10 anos, não devem repetir a dose.

Serviço:

Mais informações: Assessoria de Imprensa da SMS
Fones: (11) 3218-4065/ 4066/ 4067/ 4068/ 4069/ 4070.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas