Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Fábricas de Cultura apresentam peças teatrais produzidas em 2014 pelo Projeto Espetáculo
Outubro 20, 2014

Em outubro e novembro, as Fábricas de Cultura Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha – unidades da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – apresentarão quatro peças teatrais, resultantes do Projeto Espetáculo 2014, num total de 40 apresentações. Esta experiência coletiva de produção artística foi trabalhada com jovens, entre 12 e 21 anos, que vivenciaram diferentes aspectos da construção de uma obra cênica. O projeto tem orientação artística de Eliana Monteiro e Ivan Delmanto e coordenação artístico-pedagógica de Guilherme Teixeira.

Cada espetáculo terá sua estreia na Fábrica de Cultura que deu origem a montagem teatral. Depois disso, as peças farão itinerância pelas Fábricas de Cultura das Zonas Norte e Sul. A entrada é gratuita. O período de apresentações acontece de 24 de outubro a 25 de novembro. A programação com todas as datas está no site www.fabricasdecultura.org.br ou no facebook www.facebook.com/fabricasdecultura

A unidade Capão Redondo apresentará a peça Eu, cavalo; a unidade Jaçanã apresentará o espetáculo Murada; a unidade Jardim São Luís apresentará a peça A versão do avesso e a unidade Vila Nova Cachoeirinha apresentará o espetáculo O menino, o rio e a árvore. A classificação etária é para maiores de 12 anos. Confira a sinopse de cada peça:

Eu, cavalo (direção de Kleber Lourenço e Rodrigo Batista): Um dia, sonhei que atravessava o mar e todos os continentes, eu passava por muita gente. O sonho era tão real que dava para ver a sombra das pessoas no chão, mas ninguém me via. Separados por um rio e uma ponte em ruínas, soldados soterrados por areia e pedra desconhecem sua origem e trabalham. Os cavalos atravessam de uma margem à outra sem cessar. É preciso que ninguém se mexa, que nada saia da ordem, que nada mude de sentido. O inimigo está presente, as muralhas são para proteção.

Murada (direção de Mauricio Perussi): Uma antiga cidade, que era cercada por quatro muralhas de pedra, desconhecia o que existia além das divisas de seu território. Então, um jovem cansado da mesmice da vida e dos seus medos, resolve, inquieto, arriscar-se e romper os limites de suas fronteiras. O desejo pelo desconhecido impulsiona uma saga de afronta aos poderes e certezas do mundo mapeado, ao ponto de revelar as violências silenciosas que o fazem funcionar.

A versão do avesso (direção de Kanzelumuka e Priscila Preta Obaci): Em 2030, após um longo período de caos, uma cidade alcançou melhorias com a chegada da Ordem do Bem ao poder. Aqueles que não concordaram com esta nova sociedade foram viver em outros lugares. Estes divergentes serão expostos em um museu, como símbolo de tudo que estava errado na antiga comunidade. Qual a ordem mais justa? Qual o desejo daqueles que estão à margem? Será que o futuro repetirá o passado?

O menino, o rio e a árvore (direção de Thomas Holesgrove e Veronica Mello): Sentindo-se abandonado por sua mãe e incompreendido por seu pai, um jovem viaja por sonhos a uma mata estranha onde se encontra com figuras líricas e sombrias do presente e do passado. Lá ele começa a entender as histórias dos seus pais de outra forma, mas também precisa se preparar para enfrentar uma dura e triste realidade.

Fábricas de Cultura

Cinco unidades do programa Fábricas de Cultura são gerenciadas pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Brasilândia, FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís e FC Capão Redondo.

Serviço

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, S/N
Entrada 2: Rua Algard, 82
Tel: (11) 5822-5240.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138. Tel: (11) 2249-8010.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651. Tel: (11) 5510-5530.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575. Tel: (11) 2233-9270.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Fábrica de Cultura Brasilândia
Av. Inajar de Souza, 7001
Tel: (11) 3984-5956
Horário de funcionamento: terça a Sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: consulte a programação.