Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Shopping Ibirapuera apresenta exposição internacional de arte com momento histórico e cultural da China
Março 09, 2015

A arte sempre foi uma forma legítima de manifestação. Com isto em mente, cerca de 18 artistas chineses se uniram para mostrar ao mundo a perseguição realizada pelo Partido Comunista Chinês, desde o final dos anos 90, contra milhões de seguidores do Falun Dafa, doutrina que une exercícios físicos e prática de meditação para uma melhor qualidade de vida. Até este sábado, 14 março, o Shopping Ibirapuera apresenta a Exposição Internacional de Arte “Verdade Benevolência e Tolerância”, que mostra um pouco desta desconhecida realidade vivida atualmente no maior país asiático.

A exibição traz 22 pinturas, cheias de significados e que representam visualmente a experiência vivida por estes artistas em situações e eventos ocorridos recentemente na China, e que, por perseguição às suas crenças tiveram que emigrar. Alguns destes artistas experimentaram severas privações de seus direitos humanos enquanto viviam em seu país de origem, sendo torturados em campos de trabalho forçado, chegando a perder amigos e familiares.

O nome da exibição, com entrada gratuita, faz referência aos princípios que guiam a prática de Falun Dafa, baseados na verdade, benevolência e tolerância. Idealizada pelo renomado escultor chinês, Kunlun Zhang - que também sofreu por ser um praticante da doutrina, chegando a ser um prisioneiro de consciência-, a exibição já passou por mais de 40 países e 200 cidades ao redor do mundo, como Alemanha, Itália, Argentina, Austrália, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, entre outros.

Durante a exposição, os visitantes encontrarão obras que irradiam retidão, virtude e expressam o mundo interior dos artesãos, suas vivências e compreensões da vida. Mas que, ao mesmo tempo, também mostram que nem tudo caminha bem na nação mais populosa do mundo, levando os telespectadores a considerarem a China pelo que ela é hoje, sem pano de fundo. Alguns encontrarão na exibição uma mensagem inspiradora de que as pessoas boas são capazes de realizar enormes atos de coragem frente à opressão, outros acharão preocupante ou difícil de aceitar a realidade que lhes é mostrada. Qualquer que seja o caso, os visitantes ampliarão seus conhecimentos e compreensões sobre esse grande país oriental, com uma exibição que transcende os aspectos de religiosidade, política, bandeiras... É puramente arte.

Sobre Falun Dafa e a perseguição na China

Também conhecido como Falun Gong, o Falun Dafa é uma prática para o cultivo do corpo e da mente. Assim como o Tai Chi, possui comprovados benefícios à saúde e é praticado em mais de 80 países. Longe de ser filosofia ou religião, o método ensina que para a elevação e o aprimoramento integral do ser é essencial o cultivo da virtude - do caráter moral ou natureza do coração - por meio dos princípios: Verdade, Benevolência e Tolerância.

Sete anos depois de sua aparição, em 1999, Falun Dafa foi proibido no país de origem pelo regime ditatorial chinês. Seus praticantes sofrem contínuas violações de direitos humanos. Relatórios de organizações de Direitos Humanos informam que dois milhões de pessoas estão confinadas em prisões ou em campos de trabalho forçado na China. Muitas submetidas a torturas e tratamentos cruéis, simplesmente devido à sua relação com a prática; há alguns anos atrás foram documentadas mais de 3.400 mortes por torturas e abusos sob a custódia policial.

Serviço:

Exposição Internacional de Arte “ Verdade, Benevolência e Tolerância”
Período: até 14 de março - diariamente
Horário: das 10h às 22h
Local: Piso Jurupis
Visitação Gratuita

Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Tel: (11) 5095 2300
Twitter: @Ibirapuera
Facebook: facebook.com/ibirapuera
www.ibirapuera.com.br
Horário de funcionamento:
Segunda a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e Feriados: das 14h às 20h (lojas) – das 11h às 22h (alimentação)