Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Exposição iconográfica do Rio Tietê acontece no Clube Esperia
Setembro 23, 2014

No dia 22 de setembro os paulistanos comemoram o aniversário do rio mais conhecido da cidade, o Rio Tietê. Para celebrar mais de cem anos de história, o Clube Esperia realiza entre os dias 18 e 30 de setembro, a Exposição Iconográfica Clube Esperia e Rio Tietê, 115 anos Lado a Lado.

Há 115 anos, quando o Clube foi fundado, o Rio era palco de grandes competições náuticas e aquáticas. O Esperia foi pioneiro na realização de regatas em São Paulo, quando os jovens e as damas da sociedade se reuniam sentados às margens do rio para acompanhar os eventos.

Mesmo com todos os seus problemas de poluição, ele possui a nascente límpida. Nosso Tietê nasce em Salesópolis, em São Paulo e termina 1136 km depois, em outra cidade paulista, Itapura. Foi às margens do rio que nasceu a primeira sede do Clube Esperia, em 01 de novembro de 1899. Em 1904, para oferecer uma melhor infraestrutura, o Clube mudou-se para sua nova sede onde permanece até hoje.

Este ano, com a falta de chuvas em São Paulo, alguns trechos do Rio que passam por Salto (SP) chegaram a secar o que motivou a prefeitura a iniciar um processo de limpeza. Até o momento já foram retiradas cerca de 18 toneladas de lixo.

Na exposição, diversas imagens raras, visam retratar a importância do Tietê na vida dos paulistanos e também promover a conscientização quanto à necessidade de preserva-lo, parando com a sua poluição.

Serviços

Data: 18 a 30 de setembro
Local: Clube Esperia
Endereço: Av. Santos Dumont, 1313 - Santana - Zona Norte - São Paulo-SP
Entrada Franca