Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Expedição Brasiliana estreia nova temporada no IC para Crianças e passa a explorar a natureza em suas atividades

Setembro 23, 2020

O IC para Crianças traz novidades nas atividades online de outubro para os pequenos. A programação é composta por vivências musicais às segundas-feiras, aulas de criação às terças-feiras, de dança às quartas-feiras e domingos, e de teatro aos sábados, além da Expedição Brasiliana toda sexta-feira. Os vídeos entram no ar sempre a partir das 11h, tanto no site quanto no Youtube do Itaú Cultural.

Expedição Brasiliana

Uma das novidades fica por conta da Expedição Brasiliana, que estreia no dia 2 de outubro, sexta-feira, a segunda temporada da série, explorando outro aspecto fortemente presente na Coleção Brasiliana: a natureza. Se o fio condutor da primeira temporada foram as aventuras em casa, agora ele muda, trazendo as diversas possibilidades de se olhar para esta coleção, que embasa o projeto. Ela reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando diferentes histórias do Brasil.

Com o subtítulo Aventuras com a Natureza, a ideia desta nova temporada é investigar e vivenciar este ambiente, por meio de atividades criativas que envolvem observação e catalogação, passando pelos seres animais e vegetais, os quatro elementos e os alimentos. Na estreia, um álbum de descobertas e um calendário são produzidos para catalogar e compartilhar as descobertas feitas ao longo dos próximos episódios. Fazendo referência aos diversos álbuns presentes na Coleção Brasiliana, este é confeccionado pelos participantes em formato de pasta. O episódio aborda, ainda, a importância dos calendários e de outras formas de medir e perceber o tempo.

Cada vídeo é acompanhado de material um complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas. Também ficam disponíveis para baixar páginas com propostas de jogos e calendários, por exemplo, para inspirar os participantes a produzirem os seus próprios, além de três ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Cada episódio tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas, assim como toda a série de aulas do IC para Crianças. Todo o conteúdo é produzido pelos educadores da organização

Teatro

No dia 3 de outubro, sábado, chegam ao fim as 10 aulas de teatro desenhadas pelo Núcleo de Artes Cênicas da instituição e ministradas por Thaís Póvoa. Em sua última aparição neste projeto, a professora formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) brinca de contar histórias que já foram inventadas por diversos autores do passado.

Dança

Colocando os pequenos para se movimentar, no dia 4 de outubro, domingo, a professora Janette Santiago imagina junto com este público online um lápis grudado na ponta do nariz ou no umbigo, desenhando e explorando diagonais, laterais, frente e trás e os níveis alto e médio.

Já no dia 7 de outubro, o educador e dançarino Hugo Oliveira, que dá as aulas de dança às quartas-feiras, ensina os passos básicos da dança house, que são o tip tap toe, a salsa, o pas deux bourrée e o sidewalk.

Música

O músico Renato Gama continua sua jornada na vivência musical no dia 5 de outubro, segunda-feira, através dos elementos da natureza. Dessa vez, ele explora o ar e suas possibilidades por meio de um agogô construído a partir de uma bexiga de festa, jornal, cola e tesoura. De origem bantu, o instrumento é considerado por muitos como um dos mais antigos na composição do samba.

Criação

A designer Estéfi Machado realiza, no dia 6 de outubro, quarta-feira, sua primeira participação nas aulas de criação, ensinando a fazer um microscópio utilizando recipiente de amaciante e tubo de papelão. Ela também faz um inseto de papel, para ser visto através do novo instrumento. As aulas terão como foco a reutilização de materiais comuns e recicláveis, muitas vezes considerados sem valor.

Itaú Cultural virtual

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Estéfi Machado é designer, crafiteira, cenógrafa, fotógrafa e escritora. Há oito anos criou um blog em que compartilha ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos. É também autora de O Livro da Estéfi, publicado pela Cia das Letrinhas.

Hugo Oliveira, do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, é dançarino, educador, pesquisador, comunicador social e gestor cultural em educação, dança, juventude, favela, desenvolvimento social e sindical. Atua em programas, projetos e instituições públicos, sociais e culturais. Presta consultorias para o desenvolvimento e a implantação de projetos de formação em arte e cultura, intercâmbios e projetos educativos, sociais e culturais, projetos de engajamento social e mapeamentos de práticas culturais e pedagógicas nos territórios de favelas e periféricos. Ministra cursos, palestras e workshops de formação em danças afro-estadunidenses, políticas públicas, práticas pedagógicas e projetos sociais para artistas, educadores, agentes culturais, pesquisadores entre outros.

Janette Santiago é artista da dança, educadora, orientadora corporal e atriz. Sua experiência em dança se deu através de estudos práticos com mestres e professores-pesquisadores de danças tradicionais africanas e afrobrasileira. Foi professora de dança afro no programa de formação em dança e em cursos livres na Escola de Dança de São Paulo e no projeto Fábricas de Cultura. Desde 2010 é professora de dança afro na Sala Crisantempo e ministra vivências de dança pelo Brasil. Como orientadora corporal, trabalhou com Os Crespos, Cia. Arnesto Nos Convidou, Cia. Ludens e a Velha Companhia. Há 19 anos faz parte da Cia. Infantil Imago, onde atua como manipuladora de bonecos, dubladora e atriz. Atualmente é professora de Corpo, na Escola Livre de Teatro de Santo André.

Renato Gama é compositor, cantor, produtor artístico-cultural e musicoterapeuta formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atuou em projetos como Sonoras da Masculinidade para Infância e Paternidade Preta e Musicoterapia Para Todes. Suas canções originam de composições próprias, de poetas jovens e consagrados como, Conceição Evaristo, Paulo Rafael, Allan da Rosa, Danilo Monteiro e Daisy Serena. Idealiza trilhas sonoras de filmes e peças teatrais, e é fundador dos trabalhos Nhocuné Soul, Morabeza Nação, 3Áfricas e Botica Poesia, este com o poeta Sérgio Vaz. Assina, ainda, a produção artística de Nelson Triunfo, percussor do hip-hop no Brasil, da Orquestra Profunda de Delicadeza e dos espetáculos Pastoras do Rosário e As Aventuras do Boi Beleza.

Thaís Póvoa é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua trajetória artística no teatro é permeada pela criação de diversas obras voltadas à infância e juventude e pelos seus trabalhos em arte-educação realizados com crianças e adolescentes.

Serviço

IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos postados sempre às 11h

Dia 2 de outubro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre

Dia 3 de outubro (sábado)
Aulas de Teatro
Thaís Póvoa
Classificação Indicativa: Livre – melhor aproveitado por crianças de 10 a 12 anos

Dias 4 e 7 de outubro (domingo e quarta-feira)
Aulas de Dança
Com Janette Santiago e Hugo Oliveira, respectivamente
Classificação Indicativa: Livre

Dia 5 de outubro (segunda-feira)
Vivências Musicais
Com Renato Gama
Classificação Indicativa: Livre

Dias 6 de outubro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Estéfi Machado
Classificação Indicativa: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Alho roxo por menos de Um Real? Saiba o que você está comprando.
Saiba quais os perigos de comprar alho chinês, e como diferencia-lo do alho nacional
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alho+roxo+chines+perigos.php

Itaú Cultural transmite online o IV Fórum Mostra e filmes premiados nas últimas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O site da instituição traz mostra online com cinco filmes já premiados pelo festival.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+transmite+online+o+iv+forum+mostra+e+filmes+premiados+nas+ultimas+edicoes+da+mostra+internacional+de+cinema+de+sao+paulo.php

Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram
Os episódios serão lançados toda quarta-feira, no canal do YouTube da artista, de 21 de outubro a 4 de novembro. A live acontecerá no Instagram, no dia 22 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alessandra+leao+retoma+web+serie+acesa+com+mestres+da+cultura+popular+e+live+no+instagram.php

Novidades agitam a semana do IC para Crianças
A programação acontece de 23 a 27 de outubro e os vídeos vão ao ar sempre às 11h, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novidades+agitam+a+semana+do+ic+para+criancas.php

João Marcello Bôscoli participa de live do Memorial da América Latina
O projeto Memorial Lives recebe o produtor musical no dia 21 de outubro, quarta-feira, com transmissão pelo Instagram.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/joao+marcello+boscoli+participa+de+live+do+memorial+da+america+latina.php

Espetáculos, performances, estreias e temáticas diversas compõem o segundo bloco de outubro do Festival Arte como Respiro – Cênicas
A programação acontece de 21 a 25 de outubro, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+performances+estreias+e+tematicas+diversas+compoem+o+segundo+bloco+de+outubro+do+festival+arte+como+respiro+cenicas.php

CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações
Em outubro, será disponibilizada A Hora e Vez de Augusto Matraga e em novembro, Xica da Silva, que podem ser acessadas na plataforma Sesc Digital.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cpt_sesc+lanca+colecoes+digitais+ineditas+de+seus+acervos+de+encenacoes.php

Orquestra Tom Jobim participa da série Ô de Casas de Mônica Salmaso.
Grupo foi convidado para participar da série de encontros virtuais da cantora
https://www.sampaonline.com.br/noticias/orquestra+tom+jobim+participa+da+serie+o+de+casas+de+monica+salmaso.php

Projeto Sala da Casa, da Casa Natura Musical, encerra 2020 com 16 novas atrações
As apresentações são transmitidas pelo Instagram, de 17 de outubro a 6 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 19h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+sala+da+casa+da+casa+natura+musical+encerra+2020+com+16+novas+atracoes.php

Teatro Vivo em Casa abre 3ª temporada reforçando o tema da diversidade.
A Vivo apoia, incentiva e tem a diversidade como um de seus principais pilares
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+vivo+em+casa+abre+3+temporada+reforcando+o+tema+da+diversidade.php