Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura oferece serviço de exame e prevenção de câncer bucal em 356 UBS
Dezembro 13, 2010

O câncer bucal é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil. Em 2010, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, foram registrados mais de 10 mil casos. Para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, a Prefeitura de São Paulo oferece atendimento especializado e tem desenvolvido ações educativas e campanhas de exames.

Os serviços de saúde bucal estão disponíveis em 356 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nelas, os pacientes são examinados por cirurgiões-dentistas. Se for identificada uma lesão, é feito o encaminhamento para um estomatologista, em um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Nos 29 CEOs, em todas as regiões da Cidade, especialistas fazem exames e biópsias para o diagnóstico do câncer. O paciente em que for constatada a doença é encaminhado para um hospital de referência para o tratamento.

Desde 2001, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve ações de educação, prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Durante as campanhas de vacinação de idosos contra a gripe, as pessoas com mais de 60 anos são convidadas a fazer uma avaliação da saúde bucal. Em 2010, foram examinados 308.616 idosos, faixa de idade com maior incidência de câncer bucal. Esta ação é realizada em parceria com a Fundação OncoCentro de São Paulo, da Secretaria Estadual da Saúde.

Mutirão

Para atender a pessoas de todas as idades, a Prefeitura e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) realizaram nos dias 29 e 30 de novembro um mutirão de ações educativas e exames em 32 locais da Cidade, incluindo 26 UBSs. Em apenas dois dias, a 2ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal atendeu nas UBSs mais de 4 mil pacientes de todas as idades, com 77 encaminhamentos.

Houve atendimento também na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Zona Oeste; na Casa Maria de Nazareth, na Zona Sul; no Complexo Hospitalar do Mandaqui, na Zona Norte; no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, na Zona Leste, e em unidades móveis na praça Lígia Maria Salgado, na Zona Sul, e no estacionamento de um supermercado em São Miguel, Zona Leste.

Prevenção

O câncer bucal afeta os lábios e a cavidade oral. Para preveni-lo, é importante não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, proteger os lábios e a pele do sol e ter uma alimentação saudável. Quando tratada desde o início, a doença tem cura. Por isso, é importante realizar uma vez por mês o auto-exame da boca e consultar regularmente um cirurgião-dentista.

No auto-exame, todas as regiões da boca devem ser examinadas no espelho, em um local bem iluminado. Devem ser verificados os lábios, a língua (principalmente as bordas), a região abaixo da língua, as gengivas, o interior das bochechas, o céu da boca e a amídala. Se houver alguma alteração, como ulceração (ferida), alteração de cor e aumento de volume, deve-se procurar o serviço de saúde bucal em uma UBS. Outra opção é o Serviço de Buco Maxilo Facial e Diagnóstico Bucal do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Hospital Municipal do Tatuapé), na Zona Leste. É possível consultar os endereços e telefones das unidades no site da Secretaria da Sáude.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>