Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura oferece serviço de exame e prevenção de câncer bucal em 356 UBS
Dezembro 13, 2010

O câncer bucal é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil. Em 2010, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, foram registrados mais de 10 mil casos. Para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, a Prefeitura de São Paulo oferece atendimento especializado e tem desenvolvido ações educativas e campanhas de exames.

Os serviços de saúde bucal estão disponíveis em 356 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nelas, os pacientes são examinados por cirurgiões-dentistas. Se for identificada uma lesão, é feito o encaminhamento para um estomatologista, em um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Nos 29 CEOs, em todas as regiões da Cidade, especialistas fazem exames e biópsias para o diagnóstico do câncer. O paciente em que for constatada a doença é encaminhado para um hospital de referência para o tratamento.

Desde 2001, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve ações de educação, prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Durante as campanhas de vacinação de idosos contra a gripe, as pessoas com mais de 60 anos são convidadas a fazer uma avaliação da saúde bucal. Em 2010, foram examinados 308.616 idosos, faixa de idade com maior incidência de câncer bucal. Esta ação é realizada em parceria com a Fundação OncoCentro de São Paulo, da Secretaria Estadual da Saúde.

Mutirão

Para atender a pessoas de todas as idades, a Prefeitura e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) realizaram nos dias 29 e 30 de novembro um mutirão de ações educativas e exames em 32 locais da Cidade, incluindo 26 UBSs. Em apenas dois dias, a 2ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal atendeu nas UBSs mais de 4 mil pacientes de todas as idades, com 77 encaminhamentos.

Houve atendimento também na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Zona Oeste; na Casa Maria de Nazareth, na Zona Sul; no Complexo Hospitalar do Mandaqui, na Zona Norte; no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, na Zona Leste, e em unidades móveis na praça Lígia Maria Salgado, na Zona Sul, e no estacionamento de um supermercado em São Miguel, Zona Leste.

Prevenção

O câncer bucal afeta os lábios e a cavidade oral. Para preveni-lo, é importante não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, proteger os lábios e a pele do sol e ter uma alimentação saudável. Quando tratada desde o início, a doença tem cura. Por isso, é importante realizar uma vez por mês o auto-exame da boca e consultar regularmente um cirurgião-dentista.

No auto-exame, todas as regiões da boca devem ser examinadas no espelho, em um local bem iluminado. Devem ser verificados os lábios, a língua (principalmente as bordas), a região abaixo da língua, as gengivas, o interior das bochechas, o céu da boca e a amídala. Se houver alguma alteração, como ulceração (ferida), alteração de cor e aumento de volume, deve-se procurar o serviço de saúde bucal em uma UBS. Outra opção é o Serviço de Buco Maxilo Facial e Diagnóstico Bucal do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Hospital Municipal do Tatuapé), na Zona Leste. É possível consultar os endereços e telefones das unidades no site da Secretaria da Sáude.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>