Língua Portuguesa é estudada por meio da música Setembro 30, 2010
Estimular os sentidos e o gosto dos jovens pelo idioma. É esse o principal objetivo da oficina Língua nas letras de música, promovida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas em parceria com a Revista Língua Portuguesa, publicada pela editora Segmento.
Utilizando a linguagem cotidiana das canções veiculadas em rádios e na internet, o violonista Lucas De Luccia acompanha o professor João Jonas Sobral em encontros gratuitos, entre os dias 1º e 9 de outubro, nas Bibliotecas Padre José de Anchieta e Brito Broca, na zona norte, Mário Schenberg, na zona oeste, e Belmonte, na Zona Sul.
Do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e demais gêneros, as músicas escolhidas para as aulas vão das letras poéticas como O meu guri e Valsinha, de Chico Buarque de Holanda, às populares Pelados em Santos, do grupo Mamonas Assassinas, e Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho.
“Utilizando a música, partimos de um saber implícito do indivíduo para chegar à linguagem que está por trás”, explica Sobral. “Na escolha das canções, pensei em três fatores: as incidências de situações linguísticas, as questões culturais e sociais e a diversidade do público”. Estão ainda na lista de obras estudadas Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Espatódea, de Nando Reis, A procura da batida perfeita, de Marcelo D2, entre outras.
Em uma hora e meia de duração, cada encontro pretende estudar cerca de dez músicas brasileiras.
Serviço
1º/10
Biblioteca Pública Padre José de Anchieta
Horário: 10h e 14h
Endereço: Rua Antônio Maia, 651, Perus
Telefone: 3917-0751
2/10
Biblioteca Pública Brito Broca
Horário: 14h
Endereço: Av. Mutinga, 1.425, Pirituba
Telefone: 3904-1444
8/10
Biblioteca Pública Mário Schenberg
Horário: 10h e 14h
Endereço: Rua Catão, 611, Lapa
Telefone: 3672-0456
9/10
Biblioteca Pública Belmonte
Horário: 14h
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro
Telefone: 5687-0408
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|