Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Grupo de controle de armas da cidade define estratégias para desarmamento
Fevereiro 15, 2012

O primeiro encontro do ano do grupo técnico de controle de armas da cidade de São Paulo foi realizado na última quarta-feira (8/2), na sede da Prefeitura de São Paulo – Edifício Matarazzo. Participaram da reunião, o Secretário Municipal de Segurança Urbana e Coordenador do Gabinete de Segurança, e representantes do Ministério da Justiça,da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, das Polícias Federal, Civil e Científica; da Guarda Civil Metropolitana e do Instituto Sou da Paz.

 

Em todo País, existem 1.887 postos de recolhimento, e na cidade de São Paulo 170; destes, 34 são da Guarda Civil Metropolitana. Toda entrega é anônima, com indenização rápida e a arma é inutilizada logo após o recebimento. Segundo o Ministério da Justiça, em 78% das entregas o cidadão tem optado pelo anonimato ao passo que 22% das pessoas se identificam.

 

A diminuição dos crimes contra a vida em São Paulo é liderada pela capital, com queda de 14,4% e 173 casos a menos que no ano anterior. Maior cidade do País, com mais de 11 milhões de habitantes, registrou 1.023 homicídios ao longo de 2011, contra 1.196 em 2010. A taxa de homicídios da capital, de 9/100 mil, é inferior à média estadual, de 10/100 mil.

 

Postos da GCM

 

Os postos da Guarda Civil Metropolitana, envolvidos na Campanha do Desarmamento receberam desde 2009 até agora, 3.902 armas. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea), o total representa, na cidade, 217 vidas poupadas. As estatísticas foram baseadas no resultado da campanha com a queda no número de homicídios.

 

A Mooca, considerado um dos bairros mais tranqüilos do município, arrecadou 424 armas, o que representa segundo a pesquisa, 24 vidas poupadas. “A GCM tem sido nossa parceira desde o começo e facilitou muito o recebimento destas armas, a diferença principal é o fato de todas as inspetorias disponibilizarem esse serviço”, ressaltou Melina Riso, diretora do Sou da Paz.

 

Meta para 2012


A meta para o ano de 2012 é o aumento dos postos de recolhimento da sociedade civil, a fim de permitir uma maior capilaridade na devolução de armas, sem que o cidadão tenha de locomover-se demasiadamente, além de integrar ainda mais os organismos federais, estaduais e municipais em prol desta ação.

 

“O Gabinete de Segurança está trabalhando para intensificar e integrar cada vez mais as ações. Participei de reuniões com representantes do exército com o propósito de aprimorar os meios para destruição das armas arrecadadas” afirmou o secretário de Segurança Urbana e coordenador do Gabinete.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 30 de Dezembro de 2012 paulosilva escreveu: nos gauchos sempre defendemos nossa cassa nosso pago hoje estamos inpossidilitados .de usar o velho amigo 38 nossa emseparavel faca.esta tramitando leis para proibir geneteada ta fazendo falta uma nova revolucao

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>