Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Grupo de controle de armas da cidade define estratégias para desarmamento
Fevereiro 15, 2012

O primeiro encontro do ano do grupo técnico de controle de armas da cidade de São Paulo foi realizado na última quarta-feira (8/2), na sede da Prefeitura de São Paulo – Edifício Matarazzo. Participaram da reunião, o Secretário Municipal de Segurança Urbana e Coordenador do Gabinete de Segurança, e representantes do Ministério da Justiça,da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, das Polícias Federal, Civil e Científica; da Guarda Civil Metropolitana e do Instituto Sou da Paz.

 

Em todo País, existem 1.887 postos de recolhimento, e na cidade de São Paulo 170; destes, 34 são da Guarda Civil Metropolitana. Toda entrega é anônima, com indenização rápida e a arma é inutilizada logo após o recebimento. Segundo o Ministério da Justiça, em 78% das entregas o cidadão tem optado pelo anonimato ao passo que 22% das pessoas se identificam.

 

A diminuição dos crimes contra a vida em São Paulo é liderada pela capital, com queda de 14,4% e 173 casos a menos que no ano anterior. Maior cidade do País, com mais de 11 milhões de habitantes, registrou 1.023 homicídios ao longo de 2011, contra 1.196 em 2010. A taxa de homicídios da capital, de 9/100 mil, é inferior à média estadual, de 10/100 mil.

 

Postos da GCM

 

Os postos da Guarda Civil Metropolitana, envolvidos na Campanha do Desarmamento receberam desde 2009 até agora, 3.902 armas. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea), o total representa, na cidade, 217 vidas poupadas. As estatísticas foram baseadas no resultado da campanha com a queda no número de homicídios.

 

A Mooca, considerado um dos bairros mais tranqüilos do município, arrecadou 424 armas, o que representa segundo a pesquisa, 24 vidas poupadas. “A GCM tem sido nossa parceira desde o começo e facilitou muito o recebimento destas armas, a diferença principal é o fato de todas as inspetorias disponibilizarem esse serviço”, ressaltou Melina Riso, diretora do Sou da Paz.

 

Meta para 2012


A meta para o ano de 2012 é o aumento dos postos de recolhimento da sociedade civil, a fim de permitir uma maior capilaridade na devolução de armas, sem que o cidadão tenha de locomover-se demasiadamente, além de integrar ainda mais os organismos federais, estaduais e municipais em prol desta ação.

 

“O Gabinete de Segurança está trabalhando para intensificar e integrar cada vez mais as ações. Participei de reuniões com representantes do exército com o propósito de aprimorar os meios para destruição das armas arrecadadas” afirmou o secretário de Segurança Urbana e coordenador do Gabinete.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 30 de Dezembro de 2012 paulosilva escreveu: nos gauchos sempre defendemos nossa cassa nosso pago hoje estamos inpossidilitados .de usar o velho amigo 38 nossa emseparavel faca.esta tramitando leis para proibir geneteada ta fazendo falta uma nova revolucao

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>