Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Estrada de ferro Perus-Pirapora volta a receber passeios turísticos
Agosto 05, 2011

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou recentemente o passeio turístico em um trecho de 6 quilômetros (ida e volta) na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. O passeio é realizado aos domingos, a partir das 10h, com agendamento prévio, em autênticas locomotivas a vapor, circundando parte da mata atlântica que ainda está preservada.

A novidade faz parte do processo de revitalização que vem sendo feito, desde 2000, pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) - uma associação sem fins lucrativos. O grupo, formado por amantes da ferrovia, tem a posse de 15 dos 20 km de ferrovia e todo o acervo de material rodante da antiga ferrovia, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

Para a reativação da linha, existente desde 1914 e paralisada em 1983, foi preciso localizar os trilhos cobertos pela terra e recolocar as peças que estavam danificadas. Os trabalhos de restauração começaram em 2001 e englobaram também os vagões e os seus pontos de partida e chegada. A estrada foi construída inicialmente com o objetivo de atender aos arranha-céus e grandes obras da década de 30, não apenas de São Paulo, mas de todo o país. Desta maneira, por ali foram transportados muitos passageiros e inúmeras toneladas de cal, pedra calcária e cimento produzidos na antiga fábrica que existia em Perus.

O passeio é uma oportunidade de conhecer todo este contexto e entender a importância de se valorizar e investir no local, para manter viva a sua história. O passeio tem duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa. Ao todo são três partidas por domingo no trecho que vai desde o Parque Anhanguera até o Rio Juqueri. No entanto, é necessário agendamento pelos telefones 3917-0088 ou 2876-2774.

Confira outras informações no blog Estrada de Ferro Perus - Pirapora.

Fonte: Subprefeitura de Perus: 3396-8600


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas