Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Novas estações da Linha 2-Verde passam a operar das 4h40 às 21h a partir deste sábado, 19
Março 18, 2011

O Metrô amplia, a partir deste sábado, dia 19, a operação comercial das estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde. O horário de funcionamento das duas novas estações passa a ser realizado das 4h40 às 21h. As estações também funcionarão aos domingos e feriados, no mesmo horário. Anteriormente, o embarque era das 8h às 17h.

A medida vai atender os usuários que precisam utilizar o Metrô nos horários de pico da manhã e da tarde, o que favorece principalmente os que embarcam nas estações da CPTM na região do ABC, servida pela Linha 10-Turquesa, e fazem integração gratuita na estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde.

A Companhia do Metrô esclarece que o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente não se estenderá até às 24 horas porque restam 300 horas de testes a serem executados no novo sistema de sinalização CBTC (Comunication Based Train Control). As verificações e provas são realizadas após às 21h e até às 24h (horário em que se inicia a manutenção das linhas).

Durante os testes, os técnicos reproduzem com os trens e equipamentos ações que ocorreriam na operação normal, mas as atividades devem ser executadas sem público. A rotina dos testes consiste em avaliar a velocidade de operação, distância mínima entre trens, tempos de percurso, tempo de parada nas estações, interface com as portas de plataforma e manobra (quando um trem passa de uma via para outra a fim de retornar). Parte dos testes já foram realizados, pois o trecho entre Sacomã e Vila Prudente já se encontra em operação.

A implantação de um sistema novo e de alta tecnologia, como o CBTC, requer uma série de verificações que demandam um tempo muito maior do que os sistemas antigos. Por esta razão, a operação em horário diferenciado está sendo realizada por mais tempo nestas estações, já que o novo sistema requer a utilização das duas vias para a aplicação das provas, o que impossibilitaria a circulação dos trens em intervalos regulares.

As estações Vila Prudente e Tamanduateí permanecerão com o horário de funcionamento diferenciado até a avaliação de todos os itens do novo sistema de sinalização. Depois de simuladas todas as possíveis condições operacionais, a fim de garantir a operação do sistema com plena segurança, o CBTC permitirá que o intervalo de tempo entre trens seja reduzido em 20%, ampliando a capacidade de transporte e diminuindo o tempo de espera para embarque.

Todos os procedimentos de testes são elaborados a partir de normas de segurança internacionais, aplicadas a sistemas metroferroviários, que estabelecem as diretrizes a serem seguidas para garantia da segurança em sistemas.

Fim da Ponte Orca no trecho

Com a nova extensão do horário nas estações Tamanduateí e Vila Prudente, o serviço "Ponte Orca" (com micro-ônibus fazendo o trajeto entre as estações Tamanduateí e Sacomã) não será mais disponibilizado aos usuários, já que o funcionamento era até às 21 horas e esse horário agora é atendido pelo Metrô.

Do Metrô

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>