|
Novas estações da Linha 2-Verde passam a operar das 4h40 às 21h a partir deste sábado, 19 Março 18, 2011
O Metrô amplia, a partir deste sábado, dia 19, a operação comercial das estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde. O horário de funcionamento das duas novas estações passa a ser realizado das 4h40 às 21h. As estações também funcionarão aos domingos e feriados, no mesmo horário. Anteriormente, o embarque era das 8h às 17h.
A medida vai atender os usuários que precisam utilizar o Metrô nos horários de pico da manhã e da tarde, o que favorece principalmente os que embarcam nas estações da CPTM na região do ABC, servida pela Linha 10-Turquesa, e fazem integração gratuita na estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde.
A Companhia do Metrô esclarece que o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente não se estenderá até às 24 horas porque restam 300 horas de testes a serem executados no novo sistema de sinalização CBTC (Comunication Based Train Control). As verificações e provas são realizadas após às 21h e até às 24h (horário em que se inicia a manutenção das linhas).
Durante os testes, os técnicos reproduzem com os trens e equipamentos ações que ocorreriam na operação normal, mas as atividades devem ser executadas sem público. A rotina dos testes consiste em avaliar a velocidade de operação, distância mínima entre trens, tempos de percurso, tempo de parada nas estações, interface com as portas de plataforma e manobra (quando um trem passa de uma via para outra a fim de retornar). Parte dos testes já foram realizados, pois o trecho entre Sacomã e Vila Prudente já se encontra em operação.
A implantação de um sistema novo e de alta tecnologia, como o CBTC, requer uma série de verificações que demandam um tempo muito maior do que os sistemas antigos. Por esta razão, a operação em horário diferenciado está sendo realizada por mais tempo nestas estações, já que o novo sistema requer a utilização das duas vias para a aplicação das provas, o que impossibilitaria a circulação dos trens em intervalos regulares.
As estações Vila Prudente e Tamanduateí permanecerão com o horário de funcionamento diferenciado até a avaliação de todos os itens do novo sistema de sinalização. Depois de simuladas todas as possíveis condições operacionais, a fim de garantir a operação do sistema com plena segurança, o CBTC permitirá que o intervalo de tempo entre trens seja reduzido em 20%, ampliando a capacidade de transporte e diminuindo o tempo de espera para embarque.
Todos os procedimentos de testes são elaborados a partir de normas de segurança internacionais, aplicadas a sistemas metroferroviários, que estabelecem as diretrizes a serem seguidas para garantia da segurança em sistemas.
Fim da Ponte Orca no trecho
Com a nova extensão do horário nas estações Tamanduateí e Vila Prudente, o serviço "Ponte Orca" (com micro-ônibus fazendo o trajeto entre as estações Tamanduateí e Sacomã) não será mais disponibilizado aos usuários, já que o funcionamento era até às 21 horas e esse horário agora é atendido pelo Metrô.
Do Metrô
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|