Espaço Catavento ganha três novas atrações nas férias Janeiro 05, 2012
Neste período de férias escolares, espaço de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura de São Paulo, inaugura três novos equipamentos na seção Engenho. Já estão em funcionamento: O que cai mais rápido?, Eletricidade e Magnetismo: enfim juntos! e Duas bobinas não se tocam, mas uma cria corrente elétrica na outra.
Na primeira delas, O que cai mais rápido?, é possível comprovar a teoria de Galileu Galilei (1564-1642) de que a massa de um objeto não influencia em sua queda. O equipamento compara a queda de uma pena e uma bola dentro de dois tubos, um com ar e outro sem (vácuo). Onde existe ar, a bola chega primeiro ao final do percurso, já no outro, os objetos caem juntos.
Eletricidade e Magnetismo: enfim juntos! mostra que a eletricidade pode gerar magnetismo. A observação de que corrente elétrica produz campo magnético foi feita pelo cientista Hanz Oersted, em 1813. Depois de observarem de que o efeito contrário também ocorre, ou seja, magnetismo pode gerar eletricidade, cientistas elaboraram a importante teoria do Eletromagnetismo.
A outra instalação, Duas bobinas não se tocam, mas uma cria corrente elétrica na outra demonstra que duas bobinas completamente independentes podem induzir corrente elétrica uma na outra. "O experimento revela o princípio do funcionamento dos transformadores elétricos", explica Lívia Aceto, educadora chefe do Catavento.
Essas novas atrações somam-se às mais de 100 instalações da seção Engenho, que frequentemente levam os visitantes ao delírio. Neste espaço as leis da física são explicadas didaticamente de maneira interativa. Lá é possível entender como um balão sobe; como se forma um arco-íris; experimentar confusões do cérebro na "casa maluca" ou ainda saber como a corrente elétrica é gerada.
Sobre o Catavento
O espaço, fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, divididas em 4 mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.
Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. No local também é possível conferir as 23 atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011.
Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
Serviço Espaço Catavento Onde: Palácio das Indústrias - Parque Dom Pedro II, Centro - São Paulo/SP Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos. Idade mínima para visitação: recomendado para crianças
a partir de seis anos Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II Estacionamento: R$ 5 (capacidade para 200 carros) Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora
Da Secretaria da Cultura
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|