Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura inaugura a quarta Escola Estufa da Capital
Dezembro 16, 2010

Nesta quarta-feira (15/12) o prefeito de São Paulo e os secretários de Participação e Parceria e de Coordenação das Subprefeituras inauguraram a quarta Escola Estufa Lucy Montoro. A nova unidade fica no Pólo Cultural da Terceira Idade do Cambuci, distrito da Sé, e será um espaço de vivência e exercício da horticultura e paisagismo.

A Escola Estufa Lucy Montoro – Sé faz parte de um programa criado em 2008 com a meta de estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, e de retomar o conceito de hortas comunitárias. “Este é um espaço de convivência para todos. Aqui no Pólo Cultural da Terceira Idade os idosos também passam a ter a disposição esse programa que eu espero que alcance cada vez mais pessoas”, disse o prefeito.

Outras três escolas do tipo (Casa Verde, Parelheiros e Vila Prudente) atendem a população da cidade e já formaram mais de 400 agentes multiplicadores no curso Frutos da Terra: por uma cidade sustentável. Nesse curso, são oferecidas aulas técnicas e práticas sobre o cultivo da terra, de hortaliças, ervas aromáticas e espécies de paisagismo. Os alunos recebem material didático gratuito como apostilas e sementes e também auxílio técnico.

O secretário de Participação e Parceria falou sobre os bons resultados das Escolas Estufa e anunciou a inauguração de outras três ainda em 2010. “A ideia da escola estufa é muito boa, tem dado bons resultados e por isso vamos inaugurar mais três ainda este ano: uma em Pirituba, outra na Mooca e também em Capela do Socorro. Em 2011, serão inauguradas mais 10 para cumprir a meta até 2012 de termos 31 escolas estufa na cidade”, finalizou o secretario.

Na ocasião, o coral do Pólo Cultural da 3ª Idade se apresentou para o prefeito e demais autoridades cantando Carinhoso, de Pixinguinha, entre outras músicas conhecidas como Amigos para sempre. O secretário de Participação e Parceria também entregou para o prefeito o prêmio Sustentabilidade do Cambuci 2010 pelo apoio à segunda edição da Rota Gastronômica do Cambuci que aconteceu entre março e setembro deste ano difundindo as delícias que podem ser preparadas com a fruta que leva o mesmo nome do bairro.

Curso gratuito Frutos da Terra: por uma cidade sustentável

As inscrições para o curso gratuito Frutos da Terra: por uma cidade sustentável já estão abertas. O objetivo é possibilitar aos participantes o cultivo de uma horta caseira ou comunitária, o aumento de renda familiar e a reeducação alimentar. As aulas acontecerão três vezes por semana das 9h às 11h nas Escolas Estufa da Mooca, Capela do Socorro e da Sé. A inscrição deve ser feita pelo telefone 3113-9629 ou 3113-9683.

Workshop difunde prática da alimentação saudável

Com a preocupação de incentivar a alimentação saudável, a Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social, tem promovido o workshop Da horta à Mesa. A rotina estressante da cidade tem feito muitas pessoas abandonarem o hábito da alimentação saudável. Por isso, a secretaria montou um workshop onde uma nutricionista aborda temas como segurança alimentar, obesidade, diabetes e aproveitamento total dos alimentos. Em 2010 foram três workshops.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>