Prefeitura inaugura a quarta Escola Estufa da Capital Dezembro 16, 2010
Nesta quarta-feira (15/12) o prefeito de São Paulo e os secretários de Participação e Parceria e de Coordenação das Subprefeituras inauguraram a quarta Escola Estufa Lucy Montoro. A nova unidade fica no Pólo Cultural da Terceira Idade do Cambuci, distrito da Sé, e será um espaço de vivência e exercício da horticultura e paisagismo.
A Escola Estufa Lucy Montoro – Sé faz parte de um programa criado em 2008 com a meta de estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, e de retomar o conceito de hortas comunitárias. “Este é um espaço de convivência para todos. Aqui no Pólo Cultural da Terceira Idade os idosos também passam a ter a disposição esse programa que eu espero que alcance cada vez mais pessoas”, disse o prefeito.
Outras três escolas do tipo (Casa Verde, Parelheiros e Vila Prudente) atendem a população da cidade e já formaram mais de 400 agentes multiplicadores no curso Frutos da Terra: por uma cidade sustentável. Nesse curso, são oferecidas aulas técnicas e práticas sobre o cultivo da terra, de hortaliças, ervas aromáticas e espécies de paisagismo. Os alunos recebem material didático gratuito como apostilas e sementes e também auxílio técnico.
O secretário de Participação e Parceria falou sobre os bons resultados das Escolas Estufa e anunciou a inauguração de outras três ainda em 2010. “A ideia da escola estufa é muito boa, tem dado bons resultados e por isso vamos inaugurar mais três ainda este ano: uma em Pirituba, outra na Mooca e também em Capela do Socorro. Em 2011, serão inauguradas mais 10 para cumprir a meta até 2012 de termos 31 escolas estufa na cidade”, finalizou o secretario.
Na ocasião, o coral do Pólo Cultural da 3ª Idade se apresentou para o prefeito e demais autoridades cantando Carinhoso, de Pixinguinha, entre outras músicas conhecidas como Amigos para sempre. O secretário de Participação e Parceria também entregou para o prefeito o prêmio Sustentabilidade do Cambuci 2010 pelo apoio à segunda edição da Rota Gastronômica do Cambuci que aconteceu entre março e setembro deste ano difundindo as delícias que podem ser preparadas com a fruta que leva o mesmo nome do bairro.
Curso gratuito Frutos da Terra: por uma cidade sustentável
As inscrições para o curso gratuito Frutos da Terra: por uma cidade sustentável já estão abertas. O objetivo é possibilitar aos participantes o cultivo de uma horta caseira ou comunitária, o aumento de renda familiar e a reeducação alimentar. As aulas acontecerão três vezes por semana das 9h às 11h nas Escolas Estufa da Mooca, Capela do Socorro e da Sé. A inscrição deve ser feita pelo telefone 3113-9629 ou 3113-9683.
Workshop difunde prática da alimentação saudável
Com a preocupação de incentivar a alimentação saudável, a Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social, tem promovido o workshop Da horta à Mesa. A rotina estressante da cidade tem feito muitas pessoas abandonarem o hábito da alimentação saudável. Por isso, a secretaria montou um workshop onde uma nutricionista aborda temas como segurança alimentar, obesidade, diabetes e aproveitamento total dos alimentos. Em 2010 foram três workshops.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|