|
Distrito de Ermelino Matarazzo comemora 87 anos
Fevereiro 05, 2013
A data corresponde à inauguração da Estação Comendador Ermelino Matarazzo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, que deu início ao povoamento da região.
Nesta quinta-feira (7/2), o Distrito de Ermelino Matarazzo comemora 87 anos de existência. Um projeto de Lei Municipal, aprovado no final de 2010, oficializou a comemoração do aniversário do Distrito de Ermelino Matarazzo.
A data corresponde à inauguração da Estação Comendador Ermelino Matarazzo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje CPTM, que deu início ao povoamento da região.
Após a instalação da unidade CELOSUL – Fabrica de Papel Celofane , na década de 40, muitas famílias estabeleceram residências na região, visando uma oportunidade de emprego na recém instalada Fabrica CELOSUL, fabricante de embalagens, ligada as Industrias Reunidas Francisco Matarazzo, maior grupo industrial da América Latina na época.
Hoje, Ermelino Matarazzo apresenta vocação comercial e prestador de serviços, a população do Distrito de Ermelino Matarazzo e de aproximadamente 110 mil habitantes, na sua maioria oriundos de outras regiões do Brasil, principalmente Minas Gerais e Bahia.
A população de Ermelino Matarazzo é orgulhosa de seu bairro, principalmente pelas lutas e conquistas, a chegada do asfalto, da iluminação pública, água e esgoto, hospital e principalmente do Campus da USP-LESTE.
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades- EACH- USP-LESTE, foi inaugurada em 27 de fevereiro de 2005 tendo na sua grade curricular os Cursos de Ciências da Atividade Física, Gerontologia, Gestão Ambientam, Gestão de Políticas Públicas Lazer e Turismo, Têxtil e Moda, Obstetrícia, entre outros.
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|