Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Caetano realiza a III Entoada Nordestina, que traz espaços temáticos de cinema, literatura e gastronomia
Outubro 17, 2011

Um fim de semana inteiro com shows, intervenções, apresentações, manifestações e tradições nordestinas. Neste ano, a III Entoada Nordestina de São Caetano do Sul terá dois dias de festa. Nos dias 22 e 23 de outubro (sábado e domingo), o Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José) será marcado pelo resgate da cultura do Nordeste, das 12h às 22h.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura da cidade, tem entrada gratuita e, no ano passado, envolveu mais de 250 artistas, em 10 horas ininterruptas de atrações, com circulação de 3000 pessoas durante todo o dia. A Entoada visa promover a pluralidade cultural na cidade e homenagear a comunidade local. O público presente poderá experimentar e apreciar diversas manifestações culturais dentro de uma programação intensa.

Uma programação de cinema será um dos espaços temáticos, com exibições de curtas nacionais que têm o Nordeste como cenário. A Velha a Fiar, do diretor Maurício Squarisi, que faz uma homenagem ao mestre Humberto Mauro, será uma das animações apresentadas, em parceria com a Mauricio Squarisi Roque Me.

O curta Covinhas, uma história de fé, de Catarina Doolan, também será exibido, contando sobre uma lenda de duas santas populares - as Meninas das Covinhas – que morreram de fome e sede na Grande Seca de 1877. A matadeira, de Jorge Furtado, vai contar ao público sobre a máquina, que dá nome ao curta, feita para a quietude das fortalezas costeiras. Também será exibido o documentário Cabaceiras, dirigido por Ana Barbosa Ramos.

A animação O Arraial, de Otto Guerra, exibido em parceria com a Otto Desenhos Animados, aborda a guerra de canudos no final do século XIX. Boi, de Edu Felistoque, da Raiz Distribuidora e Felistoque Filmes, fala sobre o boi que, de tantos trabalhos prestados a uma família do sertão, fica amigo dela.

E há ainda os curtas que serão exibidos em parceria com a Mac pro. São eles: Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos, My Way e Velho, o Mar e o Lago, os três de Camilo Cavalcanti; Cinderella e Bode Movie, ambos dirigidos por Taciano Valério.

No local da festa, haverá ainda redário, um espaço destinado à apreciação da literatura de cordel e ao tão reverenciado descanso baiano. Serão disponibilizados cerca de 300 livretos, que poderão ser retirados dos varais e apreciados em redes de descanso. Artesanato e comidas típicas como baião de dois, sarapatel, caldo de mocotó e outras delícias serão comercializados no evento. A programação completa segue abaixo.

A III Entoada Nordestina conta com o apoio da Sindigraf, Hawaii Gráfica e Editora, da VIPE e da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. Mais informações na Secult, pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294 e portal http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult. Também podem ser obtidas através do Blog criado especialmente para a Entoada pelo endereço blogdaentoada.wordpress.com.

Programação – 22/10 (sábado)

13h - Grupo Beija Fulô

15h – Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene

16h – Cacuriá Pé-no-Terreiro

17h – Arrastão com Batuntã

19h – DJ - Forró

20h - Anastácia

Programação – 23/10 (domingo)

13h – Companhia de Reis Santa Cecília

15h – Grupo Babado de Chita

16h – Capoeira Regional

17h – Maracatu Caracaxá

19h – DJ - Forró

20h – Banda Bicho de Pé

Atividades permanentes

Gastronomia nordestina

Feira de alimentação e artesanato

Espaço Leitura – Livretos de Cordel e Redário

Espaço Cinema - Exibição de curtas-metragens (Entre eles, A Velha a fiar, de Maurício Squarisi; Cinderela, da Mac Pro e O Arraial, da Otto Desenhos Animados)


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas