Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP realiza 3º Encontro Paulista de Museus no Memorial da América Latina
Junho 02, 2011

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Sistema Paulista de Museus, promove o 3º Encontro Paulista de Museus entre os dias 6 e 8 de junho, no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina. Com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas, além de ampliar a rede de interlocução e de colaboração entre os museus paulistas, o evento reúne prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo, além de convidados nacionais e internacionais.


Com o tema Articulando Territórios, esta edição do encontro apresenta os museus como equipamentos culturais que são capazes de atuar no desenvolvimento regional, por meio da articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa. "Na sua terceira edição, o Encontro consolida-se como um momento importante para a troca de experiências e informações em busca da qualificação dos museus paulistas e do Brasil", afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.


Como nos anos anteriores, a programação contempla discussões de interesse da comunidade museológica, visando a qualidade e o fortalecimento dos museus paulistas. O evento também tem o objetivo de estimular os dirigentes a criar estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios que incluam a preservação e divulgação do patrimônio cultural e museológico.


Um dos destaques da programação é a palestra Museu: Território do Desenvolvimento Regional e Turismo, no dia 6, que conta com uma exposição das práticas desenvolvidas no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, na cidade de Brumadinho em Minas Gerais, na Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato no Piauí, e na Cidade da Cultura da Galícia, em Santiago de Compostela na Espanha. Já no dia 7, a diretora da Rede Portuguesa de Museus, Isabel Victor, apresenta o trabalho da rede de articulação das instituições museológicas em Portugal.


Ainda no dia 7, às 18h30, acontece o evento de lançamento das publicações Documentação e Conservação de Acervos Museológicos - Diretrizes e Para Além dos Muros - Por uma Comunicação Dialógica entre Museus e Entorno, da Coleção Museu Aberto; Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional e O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro: documentos selecionados, da ICOM Brasil e Museu Arte Hoje, Relatos Críticos - Seminários da 27ª Bienal de São Paulo e Modos de Representação da Bienal de São Paulo, da Coleção Fórum Permanente.


No último dia do Encontro, 8 de junho, os participantes podem conferir o Colóquio Internacional sobre o tema Museus, Território e Identidade. A mesa conta com as participações de Américo Castilla, presidente da Fundación TyPA - Teoria y Practica de las Artes, localizada na cidade de Buenos Aires; e com Ignácio Santos Cidrás, diretor de Ação Cultural da Cidade da Cultura de Galícia, na Espanha.


Também estão programadas as atividades Grupos de Trabalho Regionais e os Encontros temáticos: Rede de Museus de Ciências, Rede de Museus de Arte e Rede de Museus Históricos e Pedagógicos.


Com produção da ACAM Portinari, o evento é gratuito e aberto a profissionais interessados no tema: gestores, autoridades municipais, estaduais e federais, pesquisadores e estudantes. Os interessados devem realizar inscrição prévia através do site www.encontropaulistademuseus.com.br. A programação completa também está no site, com informações sobre hotéis e meios de transporte.


Da Secretaria da Cultura

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>