Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Música eletroacústica e livros na Casa das Rosas
Maio 18, 2015

No dia 23 de maio, às 19h, o coletivo de música experimental NME realiza na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o concerto NMElivro, composto de obras musicais livremente inspiradas em diversos livros. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

A ideia é que cada um dos sete jovens compositores convidados pelo projeto possam decidir como se relacionar com os textos, utilizando suas palavras ou partindo de uma nova ação, para criar um novo som.

Alguns dos livros escolhidos pelos autores como ponto de partida para o encontro na Casa das Rosas, são as obras de Haroldo de Campos, Mário de Andrade, Clarice Lispector, Manoel de Barros e Oswald de Andrade. Para completar, o NME conta com dois convidados especiais: o escritor francês Henri Michaux e a escritora contemporânea Natália Keri, cujo trabalho nos últimos anos tem se pautado na relação entre a música eletroacústica e a literatura ficcional.

O concerto será quadrifônico (espacializado para quatro canais, quatro alto-falantes), e contará ainda com a performance de uma das obras ao vivo, realizada por Tiago de Mello e Natália Keri. Na ocasião, também será lançado o CD do projeto, na plataforma bandcamp, com acesso gratuito a todas as músicas da apresentação.

O NME foi criado em 2011, sigla para Nova Música Eletroacústica. O coletivo tem agregado artistas das mais diferentes vertentes e escolas, procurando fomentar não apenas a produção, mas a divulgação e o conhecimento sobre a música experimental. Além disso, já passaram pelo grupo cerca de cem artistas colaboradores. No ano de 2015, o time de compositores do NME é composto por Alessa, Caio Kenji, Daniel Puig, Julia Teles, Lucas Rodrigues Ferreira e Tiago de Mello.

Serviço:

NMElivro
Sábado, 23 de maio, às 19h
Entrada gratuita
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas