Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Doutores da Alegria apresentam mostra itinerante e curta temporada da Roda Besteirológica em SP
Novembro 05, 2014

Em comemoração a sua primeira década em atividade, o Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ) - um dos projetos de formação da Escola dos Doutores da Alegria - apresenta o espetáculo "MOCREA Especial", que cumprirá itinerância em teatros e praças de São Paulo, com sessões gratuitas, de 31 de outubro a 16 de novembro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos.

A programação já confirmada prevê sessões na Galeria Olido (8 e 9/11), Biblioteca Mário de Andrade (7/11) e Funarte (14, 15 e 16/11).

A MOCREA (Mostra de Criação Artística de Ex-Alunos) reúne palhaços profissionais formados ao longo dos 10 anos do programa pela Escola dos Doutores da Alegria e abre espaço para dividir processos e pesquisas artísticos. Esta troca revela o pensamento de uma escola implicada em formar e difundir com excelência a linguagem do palhaço.

O Programa (PFPJ)

Criado em 2004, o Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ) é uma iniciativa de cunho artístico e social que permite que jovens de 17 a 23 anos, oriundos de comunidades populares, iniciem uma carreira artística voltada para a linguagem do palhaço. Durante dois anos, os jovens artistas recebem uma bolsa-auxílio mensal para custear transporte.
Com metodologia única e abrangente, os alunos experimentam diversas manifestações artísticas inerentes à linguagem do palhaço. O programa já formou cerca de 200 jovens. O processo seletivo é bianual e abrange aqueles cuja renda familiar não ultrapasse os três salários mínimos.
Criada em 2008, a Escola dos Doutores da Alegria tem como base os mesmos princípios que regem a relação do palhaço da ONG com a criança no hospital: curiosidade, flexibilidade, reconhecimento da importância da história de cada um, aprendizado mútuo e escuta, para ampliar seu papel formador e incluir outros públicos.

Itinerância (Classificação Livre)

Galeria Olido – Sala Olido
8/11 - 19:30; 9/11 - 19:30
Ingressos gratuitos – distribuídos 30 minutos antes
Número de lugares: 290
Endereço: Avenida São João, 473, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3331-8399

Biblioteca Mário de Andrade
07/11 – 19h30
Ingressos gratuitos – distribuídos 30 minutos antes
Número de lugares: 170
Endereço: Rua da Consalação, 94 - República, São Paulo – SP
Tem acessibilidade

Funarte: Sala Carlos Miranda
14/11 e 15/11 – 19h
16/11 – 18h
Ingressos gratuitos – distribuídos 60 minutos antes do início do espetáculo
Número de lugares: 70
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP.
Telefone: (11) 3662-5177
Tem acessibilidade

Ficha técnica Mocrea Especial (2014)
Coordenação nacional de formação: Soraya Suri Saide
Coordenação artística: Heraldo Firmino
Coordenação institucional: Daiane Carina
Coordenação de comunicação: Cristina Cardoso
Direção musical: Célio Collela
Luz e operação: Cic Moraes
Designer gráfico: Michele Cesca

Roda Besteirológica

Um dos espetáculos mais tradicionais do repertório dos Doutores da Alegria, a Roda Besteirológica volta ao teatro para curta temporada no Teatro Viradalata, em São Paulo, entre 1º de novembro e 7 de dezembro, sábados e domingos, às 12h.
Os ingressos, já à venda, custam R$ 30 (com meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.
A nova temporada tem direção de Ronaldo Aguiar e direção musical de Ânderson Spada e Sandro Fontes, todos artistas do elenco fixo da organização. A Roda Besteirológica conta a rotina de um dia dos besteirologistas, que, em duplas ou trios, alternam-se em uma série de esquetes vividas no cotidiano das visitas aos leitos hospitalares.
A Roda Besteirológica surgiu a partir de um processo criativo interno, realizado originalmente na sede dos Doutores da Alegria, em que o elenco se reunia para compartilhar as cenas extraídas, inspiradas e criadas a partir da interação com as crianças. Em 2006, esta prática transformou-se em uma intervenção artística, inicialmente realizada a cada dois meses nos hospitais em que a ONG atuava.
No ano seguinte, a Roda Besteirológica foi pela primeira vez apresentada ao público num teatro. A iniciativa, bem-sucedida, ganhou periodicidade bimestral.

Temporada: De 1º de novembro a 7 de dezembro, sábados e domingos, 12h
Teatro Viradalata
Endereço: Rua Apinajés, 1387 – Sumaré, São Paulo (SP).
Telefone: (11) 3868-2535
Ingresso: R$ 30 (com meia-entrada para estudantes, aposentados e pessoas acima de 60 anos).

Horários da bilheteria: Terça e sexta, das 14h às 20h; Sábado, das 10h às 21h30 e domingo, das 10h às 22h. Televendas: (11) 4003-1212 -
Capacidade: 273 lugares.
Duração: 50 minutos.
Classificação etária: Livre
Acesso para deficientes físicos.
Serviço de vallet no local.

Ficha Técnica

Direção: Ronaldo Aguiar
Direção Musical: Ânderson Spada e Sandro Fontes
Produção: Marcella Castilho
Atores Criadores: Ânderson Spada, Davi Taiú, Du Circo, Duico Vasconcelos, Henrique Rímoli, Juliana Gontijo, Layla Ruiz, Luciana Viacava, Marcelo Marcon, Márcio Douglas, Monique Franco, Nereu Afonso, Nilson Domingues, Paola Musatti, Ronaldo Aguiar, Sandro Fontes, Sueli Andrade, Tereza Gontijo, Val de Carvalho, Val Pires, Vera Abbud.
Realização: Doutores da Alegria