Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

HC promove ação na semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
Setembro 13, 2011

"Eu doo, tu doas, ele vive". Este é o slogan da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes que o Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, desenvolverá de 26 a 30 de setembro, semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador.


Aberta à comunidade, a campanha contará com atividades educativas , palestras em colégios e centros universitários, para maior conscientização da população a respeito da importância da doação. A participação será gratuita.
"As pessoas ainda têm muitos preconceitos com relação à doação de órgãos e de medula. Esquecem que é um gesto que poderá salvar vidas", explica Leonardo Borges de Barros e Silva, responsável pelo Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do HC (SPOT).


Programação


Dia 26, exposição de quadros intitulada "Doação em Artes", apresentação musical e distribuição de material educativo irão acontecer no hall de entrada do Instituto Central do HC, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, próxima à estação Clínicas do Metrô.

O Coral da Polícia Militar também participará das comemorações em Ato Ecumênico, a ser promovido às 14h, com a presença de familiares de doadores e receptores.


Nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, a equipe multiprofissional do Hospital das Clínicas promoverá palestra nos colégios Santa Isabel, Assunção e Silvio Gozales e na Universidade São Camilo: campus Pompéia e Ipiranga I e II.
O processo de doação de órgãos para transplante, as crenças e mitos e a ética serão alguns dos temas a serem abordados para esclarecer dúvidas da população.


Em 2010, o Hospital das Clínicas realizou 2.554 transplantes. Foram 203 de medula óssea, 216 de rim, 157 de fígado (125 adulto e 32 infantil), 43 de córneas, 25 de coração ( 22 adulto e 04 infantil), 47 de pulmão, 02 de pâncreas e 1860 de ossos.


Doadores


Os doadores são pacientes com morte encefálica em tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Muitas vezes são vítimas de traumatismo craniano ou derrame cerebral.


A Central de Captação Notificação e Distribuição de Órgãos é responsável pela lista de espera dos receptores. Como a concretização do transplante depende de exames de compatibilidade entre doador e receptor, nem sempre o primeiro da fila será o eleito para a cirurgia.


Para ser um doador, não precisa deixar nada por escrito. Basta comunicar a família, que autorizará a doação.


Do Hospital das Clínicas

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>