|
Secretaria de Participação e Parceria realiza seminário sobre os direitos da mulher na cidade de São Paulo Março 24, 2011
Em virtude do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realiza o seminário Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo nos dias 30 e 31. O evento gerido pela Coordenadoria da Mulher acontece no auditório do Hotel Dan Inn Planalto, no Centro de São Paulo.
O seminário é composto por palestras, apresentações culturais e artísticas e tem como principal objetivo discutir as questões problemáticas que as mulheres enfrentam. “As discussões e debates servem para sensibilizar as mulheres sobre os problemas enfrentados por elas, na busca pela igualdade de oportunidades e direitos”, afirma o secretário de Participação e Parceria.
No primeiro dia, o secretário da SMPP e a coordenadora geral da Mulher, realizam a abertura oficial do evento. A professora – doutora em Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Flávia Piovesan, e a Sandra Unbehaum, mestre em sociologia da USP, ministram o primeiro dia de debate que irá abordar os direitos e a luta pela igualdade de gênero.
No dia 31, a ginecologista Ana Lucia Cavalcanti fala sobre a saúde das mulheres. Em seguida, a coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares conversa com os participantes sobre a violência contra a mulher, e por fim, a psicóloga Rachel Moreno aborda a imagem da mulher na mídia.
Dando sequência às mesas de debates, a socióloga Márcia Halben utiliza a Inserção das Mulheres com Escolaridade Superior no Mercado de Trabalho da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) - pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), para conversar com os participantes.
Após o bate-papo com Márcia, é a vez da jornalista e escritora, Vera Golik, que fala sobre a participação da Mulher na Iniciativa Privada. A economia solidária é o último tema abordado pela Rosa Ramos, diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Durante os intervalos e términos das palestras, acontecem apresentações culturais e artísticas da dança circular, realizada pelas Mulheres da Casa Brasilândia, do grupo Sarau Femina Arte, a dança do ventre, com as mulheres do Centro de Cidadania da Capela do Socorro e o grupo musical Terno de Damas, que finaliza o evento.
Os interessados podem fazer as inscrições através do e-mail coordenadoriadamulher@prefeitura.sp.gov.br ou mais informações pelo telefone 3113-9767/9766
Serviço
Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo
Quando: 30 e 31/03 Horário: 14h00 às 18h00 Onde: Dan Inn Planalto – Av. Cásper Líbero, 115
Programação
30/3
14h - Credenciamento
14h30 - Abertura Oficial: Secretário da Secretaria de Participação e Parceria, Francisco Buonafina e da Coordenadora Geral da Mulher Fátima Marques
15h - Dança Circular – Mulheres da Casa Brasilândia
15h30 - Mesa1: Tema: Mulher, Direitos e Igualdade de Gênero Mediadora: Marcia Regina Victoriano
Direitos da Mulher Flávia Piovesan - Professora da Faculdade de Direito da PUC/SP Professora de direitos humanos da Pós-graduação da PUCSP e PUCPR.
Sandra Unbehaum - Socióloga, mestre em Sociologia pela USP. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo da PUC-SP.
18h - Apresentação cultural (Sarau Femina Arte)
31/3
9h - Mesa 2: Saúde, Violência e Imagem da Mulher na Mídia
Mediadora: Branca Paperetti
Saúde Drª. Ana L
ucia Cavalcanti – Doutora em Gineceologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e responsável pelo Projeto da Casa SER, presta serviços a Secretaria de Participação e Parceria.
Violência Contra a Mulher Amelinha Telles – Professora e Coordenadora do Projeto Promotoras “Legais Populares Brasil”.
Mulher e Mídia Rachel Moreno – Psicóloga. Trabalha com pesquisa sobre a mulher e atua no movimento feminista.
14h - Dança do Ventre com as mulheres do Centro de Cidadania - Capela do Socorro.
16h30 - Mesa 3 - Tema: Gênero, Trabalho e Mulher Negra
Mediadora: Renata Aparecida Ferreira
Pesquisa realizada pela Fundação SEADE : "Inserção das Mulheres com Escolaridade Superior no Mercado de Trabalho da RMSP" Marcia Halben Guerra - Socióloga e analista da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade.
A participação da Mulher na Iniciativa Privada Vera Golik - Jornalista e escritora, especializada em Beleza, Saúde, Bem-Estar e Auto-estima da mulher. E colunista do site de mercado de luxo Luxury Lab, www.luxurylab.com.br e Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.
Economia Solidária Rosa Ramos – Diretora do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP
Advogada, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP.
Gênero e Igualdade Racial Elisa Rodrigues – Professora. Foi à primeira mulher eleita presidenta do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
17h - Coquetel
18h - Coquetel e apresentação musical (grupo feminino) – Terno de Damas
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|