Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria de Participação e Parceria realiza seminário sobre os direitos da mulher na cidade de São Paulo
Março 24, 2011

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realiza o seminário Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo nos dias 30 e 31. O evento gerido pela Coordenadoria da Mulher acontece no auditório do Hotel Dan Inn Planalto, no Centro de São Paulo.

O seminário é composto por palestras, apresentações culturais e artísticas e tem como principal objetivo discutir as questões problemáticas que as mulheres enfrentam. “As discussões e debates servem para sensibilizar as mulheres sobre os problemas enfrentados por elas, na busca pela igualdade de oportunidades e direitos”, afirma o secretário de Participação e Parceria.

No primeiro dia, o secretário da SMPP e a coordenadora geral da Mulher, realizam a abertura oficial do evento. A professora – doutora em Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Flávia Piovesan, e a Sandra Unbehaum, mestre em sociologia da USP, ministram o primeiro dia de debate que irá abordar os direitos e a luta pela igualdade de gênero.

No dia 31, a ginecologista Ana Lucia Cavalcanti fala sobre a saúde das mulheres. Em seguida, a coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares conversa com os participantes sobre a violência contra a mulher, e por fim, a psicóloga Rachel Moreno aborda a imagem da mulher na mídia.

Dando sequência às mesas de debates, a socióloga Márcia Halben utiliza a Inserção das Mulheres com Escolaridade Superior no Mercado de Trabalho da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) - pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), para conversar com os participantes.

Após o bate-papo com Márcia, é a vez da jornalista e escritora, Vera Golik, que fala sobre a participação da Mulher na Iniciativa Privada. A economia solidária é o último tema abordado pela Rosa Ramos, diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante os intervalos e términos das palestras, acontecem apresentações culturais e artísticas da dança circular, realizada pelas Mulheres da Casa Brasilândia, do grupo Sarau Femina Arte, a dança do ventre, com as mulheres do Centro de Cidadania da Capela do Socorro e o grupo musical Terno de Damas, que finaliza o evento.

Os interessados podem fazer as inscrições através do e-mail coordenadoriadamulher@prefeitura.sp.gov.br ou mais informações pelo telefone 3113-9767/9766

Serviço

Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo

Quando: 30 e 31/03
Horário: 14h00 às 18h00
Onde: Dan Inn Planalto – Av. Cásper Líbero, 115

Programação

30/3

14h - Credenciamento

14h30 - Abertura Oficial: Secretário da Secretaria de Participação e Parceria, Francisco Buonafina e da Coordenadora Geral da Mulher Fátima Marques

15h - Dança Circular – Mulheres da Casa Brasilândia

15h30 - Mesa1: Tema: Mulher, Direitos e Igualdade de Gênero
Mediadora: Marcia Regina Victoriano

Direitos da Mulher
Flávia Piovesan - Professora da Faculdade de Direito da PUC/SP
Professora de direitos humanos da Pós-graduação da PUCSP e PUCPR.

Sandra Unbehaum - Socióloga, mestre em Sociologia pela USP. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo da PUC-SP.

18h - Apresentação cultural (Sarau Femina Arte)

31/3

9h - Mesa 2: Saúde, Violência e Imagem da Mulher na Mídia

Mediadora: Branca Paperetti

Saúde
Drª. Ana L ucia Cavalcanti – Doutora em Gineceologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e responsável pelo Projeto da Casa SER, presta serviços a Secretaria de Participação e Parceria.

Violência Contra a Mulher
Amelinha Telles – Professora e Coordenadora do Projeto Promotoras “Legais Populares Brasil”.

Mulher e Mídia
Rachel Moreno – Psicóloga. Trabalha com pesquisa sobre a mulher e atua no movimento feminista.

14h - Dança do Ventre com as mulheres do Centro de Cidadania - Capela do Socorro.

16h30 - Mesa 3 - Tema: Gênero, Trabalho e Mulher Negra

Mediadora: Renata Aparecida Ferreira

Pesquisa realizada pela Fundação SEADE : "Inserção das Mulheres com Escolaridade Superior no Mercado de Trabalho da RMSP"
Marcia Halben Guerra - Socióloga e analista da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade.

A participação da Mulher na Iniciativa Privada
Vera Golik - Jornalista e escritora, especializada em Beleza, Saúde, Bem-Estar e Auto-estima da mulher. E colunista do site de mercado de luxo Luxury Lab, www.luxurylab.com.br e Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

Economia Solidária
Rosa Ramos – Diretora do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP

Advogada, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP.

Gênero e Igualdade Racial
Elisa Rodrigues – Professora. Foi à primeira mulher eleita presidenta do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.

17h - Coquetel

18h - Coquetel e apresentação musical (grupo feminino) – Terno de Damas


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>