Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Corpo de Bombeiros dá dicas contra o vazamento de gás
Outubro 17, 2011

Embora os casos de explosões sejam raros, o Corpo de Bombeiros divulgou em seu twitter (@BombeirosPMESP) as principais precauções que todos devemos ter em caso de vazamento de gás. Informar a população seria uma estratégia para preservar a segurança. "Essas dicas são importantes porque, às vezes, as pessoas se esquecem de fechar o gás. Isso faz com que se lembrem e tomem cuidado", explicou o tenente Marcos Palumbo, porta-voz dos Bombeiros.

Segundo os bombeiros, esse tipo de acidente é quase sempre causado pela falta de cuidado com o chamado "kit" de gás, composto pelos reguladores de pressão, mangueiras e abraçadeiras. O kit deve ser trocado de 5 em 5 anos, sempre após o vencimento.

Outra causa é a desatenção. Ao sair de casa ou de um estabelecimento comercial, a pessoa pode se esquecer de fechar o registro do gás, o que ocasiona vazamentos, incêndios ou até explosões.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos primeiros oito meses de 2010, houve 2.078 casos de vazamento de gás no Estado, que feriram 417 pessoas. Foram 79 ocorrências com gás encanado, 167 com GLP fora de edificação e, liderando os acidentes, 507 ocorrências com GLP engarrafado.

Palumbo disse que as causas das explosões não são relacionadas ao botijão, mas geralmente à falta de manutenção. "Não é o botijão que explode e sim as instalações. Por isso, é muito importante conscientizar os paulistas", concluiu.

Conheça as dicas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo:

Para vazamentos de gás com fogo:
Se possível, feche o registro de gás;
Afaste as pessoas do local;
Desligue a chave geral da eletricidade;
Retire do local os materiais combustíveis que puder;
Chame o Corpo de Bombeiros (193).

Caso não haja fogo no local:
Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;
Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros;
Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;
Feche o registro de gás;
Afaste as pessoas do local;
Não acione interruptores de eletricidade;
Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).

Dicas importantes sobre o uso de GLP (gás derivado de petróleo ou gás natural):
Abasteça-se somente com empresas credenciadas. Evite a compra de empresas clandestinas;
Verifique o estado do botijão ao recebê-lo. Se houver dúvidas quanto ao seu peso ou qualidade, peça ao entregador para trocá-lo;
O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de dano;
Nunca coloque os botijões em locais fechados sem ventilação (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.). Mantenha em local ventilado;
Não instale o botijão próximo a ralos de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, se houver vazamento poderá causar explosão;
Na compra do regulador de pressão e mangueira, verifique se possuem identificação do INMETRO (NBR) gravada. Não use outro tipo de material;
Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso;
Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão;
Não instale cortinas ou deixe panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão;
Não tente elim inar vazamento de maneira improvisada.

Da Secretaria da Segurança Pública

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>