Prefeitura estimula o hábito da leitura para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil Abril 13, 2011
"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos", escreveu Monteiro Lobato ao escritor Vicente Guimarães, em 1936. Os dois escritores de livros infanto-juvenis sabiam a importância fundamental de estimular nas crianças e nos adolescentes o prazer de ler. Na segunda-feira (18/4), será comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, cujo patrono é o próprio Monteiro Lobato.
Para festejar essa data e aproximar ainda mais as crianças do universo da leitura, a Prefeitura de São Paulo preparou uma série de atividades especiais. A programação comemorativa terá uma semana de duração na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a mais antiga biblioteca infantil do Brasil, criada em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade. Com contação de histórias, shows e palestras, o evento também comemora o aniversário de 75 anos da instituição, localizada na rua General Jardim, 485, Vila Buarque.
As Meninas do Conto (grupo de garotas que contam histórias) abrem amanhã, às 10h, a semana festiva com a narração de histórias populares de todo o mundo, entremeadas por músicas e brincadeiras, com reapresentação no mesmo dia, às 14h. O folclore brasileiro é o tema do espetáculo musical Mitos Brasileiros em Cordel, na sexta-feira (15/4), às 9h e às 14h30. A programação infantil termina com a atividade Como Pegar um Saci?, que agitará a biblioteca no dia 18 de abril, às 14h.
Uma palestra homenageará a estudiosa e admiradora da obra de Monteiro Lobato, Hilda Junqueira Villela Merz, que chegou a fazer parte de algumas histórias do escritor. Ricardo Ferreira e Áurea Laguna falam sobre Dona Hilda, como é conhecida, no dia 18 de abril, às 10h. No mesmo dia, às 15h, a vida e a obra do escritor serão analisadas a partir de textos do próprio Monteiro Lobato.
Bibliotecas municipais
Até o dia 26 de abril, a Biblioteca Thales Castanho de Andrade, na Zona Norte, oferecerá às terças-feiras, das 10h às 14h, uma oficina de leitura especial comemorativa do Dia Nacional do Livro Infantil. A biblioteca fica na rua Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó.
No Jabaquara, a Biblioteca Paulo Duarte, na rua Arsênio Tavolieri, 45, comemorará a data com três dias de narração de histórias. Hoje, às 14h, está programada a atividade O lobo mau, não tão mau em muitas histórias, com Cecília Graner. Amanhã e depois, às 10h, serão narradas as aventuras e as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, em homenagem a Monteiro Lobato.
O Dia Nacional do Livro Infantil também será comemorado nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Nove unidades organizaram exposições sobre o assunto: na Zona Sul, os CEUs Alvarenga, Cantos do Amanhecer, Guarapiranga e Cidade Dutra; na Zona Norte, os CEUs Jaçanã e Perus, e, na Zona Leste, nos CEUs Lajeado, Formosa e São Rafael.
Além das mostras, a programação nos CEUs contará ainda com palestra e recreação. No dia 18 de abril, o CEU Caminho do Mar, na Zona Sul, homenageará Monteiro Lobato com uma palestra destinada aos alunos do ensino fundamental. O escritor também é o tema de um circuito de recreação no sábado (16/4), das 9h às 17h, no CEU Formosa. Também no dia 18, às 14h, o CEU São Mateus, na Zona Leste, oferece muita diversão com contação de histórias. Já o CEU Uirapuru, na Zona Oeste, programou oficinas para crianças, durante a tarde dos dias 27 e 28 de abril.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP traz mais de dez atrações gratuitas em setembro, com destaque para Luta Livre da BWF. A programação se estende durante o mês inteiro, com atrações para toda a família.
Teatro Sérgio Cardoso recebe Grupo Sujeito a Guincho em concerto gratuito de música instrumental. O concerto abrange repertório que passeia entre clássico e popular.
Revelando SP: edição da capital será no Parque do Trote, de 25 a 28 de setembro. Com entrada gratuita, evento contará com mais de 100 municípios representados, trazendo o melhor da culinária tradicional, artesanato e manifestações culturais do estado.
Homenagem ao circo itinerante e às palhaças latinoamericanas, A Cavaleira faz curta temporada no Sesc Belenzinho. Espetáculo infantojuvenil gratuito a partir de 6 de setembro.
Exposições em cartaz no CCBB SP dão o tom das atividades do Programa Educativo durante o mês de setembro. Mostras MEME: no Br@sil da memeficação e Mundo Zira inspiram a programação por meio de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, ação cênico-musical, dentre outras opções. Programação terá ainda atividade especial relacionada à 19ª Primavera dos Museus.
+ Mais notícias
|
|