|
Prefeitura estimula o hábito da leitura para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil Abril 13, 2011
"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos", escreveu Monteiro Lobato ao escritor Vicente Guimarães, em 1936. Os dois escritores de livros infanto-juvenis sabiam a importância fundamental de estimular nas crianças e nos adolescentes o prazer de ler. Na segunda-feira (18/4), será comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, cujo patrono é o próprio Monteiro Lobato.
Para festejar essa data e aproximar ainda mais as crianças do universo da leitura, a Prefeitura de São Paulo preparou uma série de atividades especiais. A programação comemorativa terá uma semana de duração na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a mais antiga biblioteca infantil do Brasil, criada em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade. Com contação de histórias, shows e palestras, o evento também comemora o aniversário de 75 anos da instituição, localizada na rua General Jardim, 485, Vila Buarque.
As Meninas do Conto (grupo de garotas que contam histórias) abrem amanhã, às 10h, a semana festiva com a narração de histórias populares de todo o mundo, entremeadas por músicas e brincadeiras, com reapresentação no mesmo dia, às 14h. O folclore brasileiro é o tema do espetáculo musical Mitos Brasileiros em Cordel, na sexta-feira (15/4), às 9h e às 14h30. A programação infantil termina com a atividade Como Pegar um Saci?, que agitará a biblioteca no dia 18 de abril, às 14h.
Uma palestra homenageará a estudiosa e admiradora da obra de Monteiro Lobato, Hilda Junqueira Villela Merz, que chegou a fazer parte de algumas histórias do escritor. Ricardo Ferreira e Áurea Laguna falam sobre Dona Hilda, como é conhecida, no dia 18 de abril, às 10h. No mesmo dia, às 15h, a vida e a obra do escritor serão analisadas a partir de textos do próprio Monteiro Lobato.
Bibliotecas municipais
Até o dia 26 de abril, a Biblioteca Thales Castanho de Andrade, na Zona Norte, oferecerá às terças-feiras, das 10h às 14h, uma oficina de leitura especial comemorativa do Dia Nacional do Livro Infantil. A biblioteca fica na rua Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó.
No Jabaquara, a Biblioteca Paulo Duarte, na rua Arsênio Tavolieri, 45, comemorará a data com três dias de narração de histórias. Hoje, às 14h, está programada a atividade O lobo mau, não tão mau em muitas histórias, com Cecília Graner. Amanhã e depois, às 10h, serão narradas as aventuras e as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, em homenagem a Monteiro Lobato.
O Dia Nacional do Livro Infantil também será comemorado nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Nove unidades organizaram exposições sobre o assunto: na Zona Sul, os CEUs Alvarenga, Cantos do Amanhecer, Guarapiranga e Cidade Dutra; na Zona Norte, os CEUs Jaçanã e Perus, e, na Zona Leste, nos CEUs Lajeado, Formosa e São Rafael.
Além das mostras, a programação nos CEUs contará ainda com palestra e recreação. No dia 18 de abril, o CEU Caminho do Mar, na Zona Sul, homenageará Monteiro Lobato com uma palestra destinada aos alunos do ensino fundamental. O escritor também é o tema de um circuito de recreação no sábado (16/4), das 9h às 17h, no CEU Formosa. Também no dia 18, às 14h, o CEU São Mateus, na Zona Leste, oferece muita diversão com contação de histórias. Já o CEU Uirapuru, na Zona Oeste, programou oficinas para crianças, durante a tarde dos dias 27 e 28 de abril.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|