Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Dia do Índio tem exposição sobre trabalhos dos irmãos Villas-Boas
Abril 15, 2009

Em homenagem do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o Memorial do Ensino Municipal realiza, até o dia 26 de junho, a exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas", mostrando a cultura indígena do Xingu pelo olhar da família Villas-Boas, assim como o trabalho realizado pelos sertanistas com os índios brasileiros. A abertura oficial da exposição ocorreu na última segunda-feira (13/04), às 14h, com a presença de crianças do Coral do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) Jaraguá, que cantaram músicas de suas tribos.

A exposição contém painéis com fotos do arquivo pessoal do sertanista Orlando Villas-Boas, cedidas pelo filho Noel, retratando festas, rituais, a vida na tribo e a relação com os índios. Durante as visitas, um monitor explicará o trabalho dos Villas-Boas por meio de imagens, objetos e vídeos que entrelaçam a trajetória dos irmãos à história do Xingu. A exposição contará com armas, instrumentos musicais, artesanato de cerâmica, bijuterias e outros utensílios indígenas que pertencem ao acervo do Projeto Xingu, mantido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanha os índios da região desde a década de 60.

Fazem parte da mostra também oficinas de artesanato, dança, contação de histórias e brincadeiras indígenas. Banners mostrarão o trabalho realizado nos três Cecis da Rede Municipal de Educação, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças índias de zero a seis anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O currículo dos Cecis, com processos de aprendizagem desenvolvidos especialmente a partir dos interesses, hábitos e crenças indígenas, procura preservar a cultura Guarani. A exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas" é gratuita e aberta ao público. Escolas da Rede Municipal de Ensino e outras unidades interessadas podem fazer o agendamento das visitas em três horários diários (10h, 13h e 15h) com o máximo de 40 alunos. Um horário especial foi reservado para os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) às 20h das quartas-feiras, em turmas de 30 pessoas.

Serviço:
Exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas"
Data e horário: de 13 de abril a 26 de junho, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Memorial do Ensino Municipal
Endereço: rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino

 


 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas