Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Dia do Índio tem exposição sobre trabalhos dos irmãos Villas-Boas
Abril 15, 2009

Em homenagem do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o Memorial do Ensino Municipal realiza, até o dia 26 de junho, a exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas", mostrando a cultura indígena do Xingu pelo olhar da família Villas-Boas, assim como o trabalho realizado pelos sertanistas com os índios brasileiros. A abertura oficial da exposição ocorreu na última segunda-feira (13/04), às 14h, com a presença de crianças do Coral do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) Jaraguá, que cantaram músicas de suas tribos.

A exposição contém painéis com fotos do arquivo pessoal do sertanista Orlando Villas-Boas, cedidas pelo filho Noel, retratando festas, rituais, a vida na tribo e a relação com os índios. Durante as visitas, um monitor explicará o trabalho dos Villas-Boas por meio de imagens, objetos e vídeos que entrelaçam a trajetória dos irmãos à história do Xingu. A exposição contará com armas, instrumentos musicais, artesanato de cerâmica, bijuterias e outros utensílios indígenas que pertencem ao acervo do Projeto Xingu, mantido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanha os índios da região desde a década de 60.

Fazem parte da mostra também oficinas de artesanato, dança, contação de histórias e brincadeiras indígenas. Banners mostrarão o trabalho realizado nos três Cecis da Rede Municipal de Educação, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças índias de zero a seis anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O currículo dos Cecis, com processos de aprendizagem desenvolvidos especialmente a partir dos interesses, hábitos e crenças indígenas, procura preservar a cultura Guarani. A exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas" é gratuita e aberta ao público. Escolas da Rede Municipal de Ensino e outras unidades interessadas podem fazer o agendamento das visitas em três horários diários (10h, 13h e 15h) com o máximo de 40 alunos. Um horário especial foi reservado para os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) às 20h das quartas-feiras, em turmas de 30 pessoas.

Serviço:
Exposição "Irmãos Villas-Boas - Vidas de Conquistas"
Data e horário: de 13 de abril a 26 de junho, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Memorial do Ensino Municipal
Endereço: rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino

 


 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas