Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Filmes e shows homenageiam circenses nesta segunda, 19, no Circo-Teatro Paratodos, instalado no Memorial, com entrada franca
Março 15, 2012

Na próxima segunda, 19 de março, o Memorial homenageia um de seus frequentadores mais assíduo, que se tornou amigo de vários funcionários desta casa: o ex-trapezista Dover Tangará (67 anos), personagem principal do romance “O Filósofo Voador”, escrito por Eduardo Rascov, ganhador do ProAc de literatura de 2009, e editado pela Terceira Margem. Também serão homenageados Marília de Dirceu (79 anos), primeira mulher a fazer globo da morte no Brasil, e Iracema Cavalcanti, integrante da velha-guarda do Circo-Teatro Guaraciaba, que está lançando o livro “A Vida Maravilhosa nos Circos-Teatros”.

O evento se dará dentro da lona do Circo-Teatro Paratodos, por iniciativa do Palhaço Gelatina, que fez questão de ser o mestre de cerimônias. A noite começará com a projeção do filme de ficção de curta metragem (10 minutos) “Disk Homem do Saco”. A obra nasceu da amizade de Dover Tangará com o estagiário do Pavilhão da Criatividade, Lucas Soares Gonçalves, estudante de Cinema na Universidade Anhembi Morumbi. Ele e sua equipe tinham que fazer um filme para uma série chamada “Lendas Urbanas”. Então resolveram chamar Tangará para ser o protagonista. Este, ator de circo-teatro desde que nasceu, tirou de letra.

Em seguida, será projetado o documentário “Entre a Lona e o Meio-Fio: o Voo que não Acabou”, produzido por um grupo de alunos de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), a saber, Leonardo Martin, Felipe Maeda, Ricardo Régener, Stefano Azevedo e Crenilda Abreu, sob a orientação do professor Renato Levi. A história desse filme começou quando Leonardo e Felipe procuraram o Centro de Memória do Circo, no começo de 2010, em busca de alguma sugestão de pauta para uma reportagem de rádio do curso de Jornalismo. A diretora do Centro de Memória, Verônica Tamaoki, então, contou sobre um grande trapezista, o maior do seu tempo (anos 60 e 70), Dover Tangará, que enfrentava agora o desafio de sobreviver como homem de rua em São Paulo. Mencionou que havia um livro sobre ele. Os desdobramentos levaram esse grupo decidir a fazer seu TCC (trabalho de conclusão de curso) contando essa história.

Após a exibição dos filmes, haverá uma série de apresentações de velhos artistas circenses, todos amigos de Dover Tangará, Marília de Dirceu e Iracema Cavalcanti. Eles fizeram questão de homenageá-los com sua arte. São eles o malabarista “cubano” Ivan, de 72 anos, com seu incrível figurino, que inclui os novos cílios postiços recém comprados; o equilibrista, mágico e domador argentino Puchy e sua patner Lóren; o singelo (e engraçadíssimo) casal de palhaços Pepin e Florzita, ele mexicano criado na Colômbia e ela chilena; Camilo Torres, presidente da Abracirco, com o seu impagável número de “Carlito”; e a bela Tila, a Princesa das Mágicas.

Além deles, pelo andar da carruagem, é provável que outros artistas circenses, da nova geração, se apresentem no palco ou nos arredores do circo, uma vez que muitos são os interessados em se apresentar no Dia D+. A noite de homenagens será fechada com Dover Tangará e Marília de Dirceu cantando, com ele ao vilão, como fizeram incontáveis vezes nos picadeiros, bares e palcos do Brasil e da vida.

Serviço

DIA D+: Homenagem aos circenses Dover Tangará, Marília de Dirceu e Iracema Cavalcanti.
Projeção dos filmes “Disk Homem do Saco” e “Entre a Lona e o Meio-Fio: o Voo que não Acabou”
Apresentação dos artistas circenses Palhaço Gelatina, Ivan, el cubano, Puchi & Lóren, Pepin & Florzita, Tila, a Princesa das Mágicas, e Camilo Torres, o Carlitos.
Local: Circo-Teatro Paratodos/ Memorial da América Latina
Entrada Franca

Fonte: Gerência de Comunicação Memorial da América Latina


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: Undefined variable $db in /home/sponline/public_html/noticias/diademais2012mar19memorial.php on line 96

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas