Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Detran SP alerta sobre falsos e-mails com vírus
Outubro 31, 2013

Detran SP alerta sobre falsos e-mails com vírus

O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alerta para mensagens falsas que voltaram a circular na internet, via e-mail. O caso foi denunciado pela autarquia à 4ª Delegacia de Investigação sobre Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos, da Polícia Civil, e à representação do Ministério Público Federal no Estado.

São dois tipos de e-mails falsos que estão circulando. Um sobre "notificação de multas online" e outro sobre suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), informando que o condutor atingiu 21 pontos. Ambas levam o destinatário a clicar em um link que contêm vírus que podem danificar computadores, tablets ou smartphones.

O Detran.SP não envia notificações de multas por e-mail, apenas via Correios, para o endereço de cadastro do veículo do cidadão e também não manda mensagem eletrônica para condutores que atingiram a pontuação máxima permitida na CNH, que é de 20 pontos, no período de 12 meses.

Neste último caso, a notificação é feita por carta, enviada pelos Correios, e também por meio do Diário Oficial do Estado (com a publicação do número da habilitação do motorista). Além disso, o condutor terá direito a apresentar defesa, antes de entregar a habilitação.

Fonte: Portal do Governo do Estado