|
Subprefeitura do M´Boi Mirim promove a Semana do Desarmamento Infantil Abril 06, 2011
Crianças dando um exemplo de cidadania aos adultos: esse é o objetivo principal da Semana do Desarmamento Infantil, que acontece de 11 a 15 de abril na região do M’Boi Mirim. Organizada pela Polícia Militar com o apoio da Subprefeitura de M’Boi Mirim, do Instituto Sou da Paz e de diversos atores regionais, a Semana do Desarmamento Infantil tem como objetivo conscientizar crianças e adultos sobre os perigos das armas de fogo e disseminar a existência da campanha permanente de entrega voluntária de armas. Para isso, prestará informações para crianças e adultos por meio da coleta de armas de brinquedo das crianças da região, oferecendo, em troca, um presente novinho em folha e a gratidão pelo apoio à desvalorização das armas.
De segunda a quinta-feira (11 a 14/4), das 8h às 22h, cinco postos receberão os mais diversos tipos de armas de brinquedo entregues por crianças em um ato simbólico de desarmamento. Participam as bases da Polícia Militar do Jardim Ângela e do Jardim Ranieri; as Bases Móveis de Piraporinha e do Cemitério São Luís da Guarda Civil Metropolitana e a Inspetoria Regional de M'Boi Mirim, também da GCM.
Na sexta-feira (15/4), das 10h às 13h, acontecerá na Casa de Cultura do Largo do Piraporinha (Rua Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha) o evento de encerramento da Semana do Desarmamento Infantil, com a presença do subprefeito de M'Boi Mirim e de artistas que, junto com as crianças, transformarão as arminhas recolhidas em uma instalação artística.
Confira as novidades sobre a Semana do Desarmamento Infantil no blog do Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, projeto do Sou da Paz que abrange o evento http://www.soudapaz.org/desarmasp.
Por que desarmar as crianças?
O desarmamento infantil, além de contribuir para disseminar a desvalorização das armas entre as crianças, também serve para incentivar pais, tios e avós a entregar armas de fogo e contribuir para a redução da violência. Uma pesquisa realizada pelo pesquisador Daniel Cerqueira (IPEA) mostra que, em São Paulo, a cada 18 armas de fogo retiradas de circulação, 1 vida é poupada.
A campanha de entrega voluntária de armas de fogo é permanente, não requer que o indivíduo se identifique e ainda prevê uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300 de acordo com o tipo de arma entregue. Informações sobre postos de recolhimento e procedimentos para a entrega de armas de fogo na cidade de São Paulo estão disponíveis por meio do telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana, e do blog Sou da Paz.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|