Esclareça suas dúvidas sobre o novo sistema de atendimento nas Delegacias da Capital
Outubro 15, 2009
A Polícia Civil implantou, nesta terça-feira (13) a um novo sistema de
atendimento - à noite, nos finais de semana e feriados - em 25 delegacias das
zonas norte e leste da Capital. O objetivo é acelerar o registro de ocorrências
pela população e aumentar o índice de esclarecimento de crimes, entre outros
benefícios. Das 25 delegacias, que integram a primeira fase do projeto, sete
trabalharão com sistema de Pronto-Atendimento e 18 com sistema de
Pré-Atendimento. O modelo será estendido, até fevereiro de 2010, aos 93
distritos policiais existentes na Capital - 30 deles trabalharão com
Pronto-Atendimento e 63 com Pré-Atendimento.
Os 25 distritos policiais das zonas norte e leste - que integram a 4ª e 5ª
Seccionais de Polícia - permanecerão abertos 24 horas por dia, entretanto, com
modo de funcionamento alterado. A partir das 20 horas de cada dia útil, até as 8
horas do dia útil seguinte, e nos finais de semana e feriados, o atendimento nos
distritos policiais será diferenciado: 18 distritos funcionarão como
Pré-Atendimento e 7, como Pronto-Atendimento. Entretanto, o cidadão não precisa
se preocupar em escolher um distrito policial para registrar a ocorrência. Ele
deverá se dirigir ao DP mais próximo do local do fato ou de sua residência.
Esclareça as suas dúvidas:
No sistema de Pré-Atendimento, como será o registro do fato por analfabetos e
portadores de deficiência visual?
As unidades de Pré-Atendimento contarão com dois policiais para orientar e
auxiliar o cidadão a registrar a ocorrência nos computadores. No caso de pessoa
analfabeta ou portadora de deficiência visual, o policial é quem fará o
registro, seguindo o histórico relatado pela vítima. Em casos que demandem
intervenção policial imediata, os policiais serão responsáveis pelo acionamento
emergencial, para que a vítima seja conduzida ao distrito com
Pronto-Atendimento.
A vítima foi a uma delegacia com Pré-Atendimento e o policial constatou que
existe a necessidade de registro imediato de um boletim de ocorrência.
Entretanto, ela não tem como se deslocar até a delegacia mais próxima, com
sistema de Pronto-Atendimento. O que ela faz?
A Polícia Civil terá, à disposição do cidadão, uma viatura para fazer o
transporte imediato da vítima que não possui condução, até a delegacia com
Pronto-Atendimento, onde o caso será registrado pela equipe de plantão.
Como o cidadão saberá quais crimes poderão ser registrados no Pré-Atendimento
e no Pronto-Atendimento?
O cidadão não precisa se preocupar em escolher o distrito policial para
registrar a ocorrência. Ele deve se dirigir ao DP mais próximo do local do fato
ou de sua residência. Na delegacia, a vítima receberá a orientação adequada
sobre o procedimento, e poderá registrar o fato ali mesmo, pois as delegacias em
sistema de Pronto-Atendimento terão à disposição do cidadão um computador para
Pré-Atendimento.
Que tipos de crime o cidadão pode registrar no Pré-Atendimento?
Ao chegar no DP, o cidadão deverá se informar com o policial, sobre o
procedimento a ser seguido. O policial analisará se o fato é de relevância.
Casos de flagrantes e agressões, por exemplo, que demandam perícia policial,
devem ser apresentados nas delegacias de Pronto-Atendimento. Isso porque a
vítima necessitará de requisição de laudo pericial para fazer o exame de corpo
de delito. Ao ser encaminhado para o Pronto-Atendimento, o cidadão seguirá a
ordem de chegada na delegacia para registrar a ocorrência.
Após registrar o caso no sistema de Pré-Atendimento, como o cidadão saberá se
sua queixa foi transformada em boletim de ocorrência?
Sempre que o cidadão utilizar o Pré-Atendimento na delegacia, receberá um
protocolo. O fato relatado será analisado por uma equipe de policiais.
Posteriormente, ao retornar na unidade policial - no período das 8 às 20 horas,
para consultar o documento - utilizando o número do protocolo -, o cidadão
saberá se sua reclamação foi transformada em boletim de ocorrência. Cada caso é
tratado de forma individualizada e, portanto, a vítima poderá ser chamada para
prestar mais esclarecimentos, para fazer reconhecimento fotográfico etc.
Como o boletim de ocorrência chegará ao cidadão?
Ao consultar o protocolo na unidade onde registrou o fato e descobrir que a
reclamação foi transformada em boletim de ocorrência, aparecerá, na tela, o
número do BO. Então, no período das 8 às 20h, a vítima poderá solicitar, na
unidade policial, a cópia do boletim de ocorrência, fornecendo o número do
documento (BO).
Com a reestruturação no atendimento nos distritos policiais, como ficam as
equipes de Polícia Judiciária?
As equipes de Polícia Judiciária trabalharão das 8 às 20h, de segunda a
sexta-feira, e serão compostas por um delegado, dois escrivães de polícia e
quatro investigadores/agentes, que serão responsáveis pela investigação de
crimes de autoria desconhecida e atendimento ao plantão diurno, nos dias úteis.
Além das delegacias com sistema de Pré-Atendimento e de Pronto-Atendimento,
onde posso registrar uma ocorrência?
A Delegacia Eletrônica é o meio mais prático e rápido de registrar uma
ocorrência. Pela internet, o cidadão pode registrar crimes como furto de
veículos, furto ou perda de documentos, desaparecimento e encontro de pessoas,
furto de placas de carro e de celulares. Se o cidadão não tiver um computador em
casa ou no trabalho, pode registrar a ocorrência em Poupatempos, Infocentros e
Telecentros. Para registrar boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica
basta acessar o site
http://www.ssp.sp.gov.br/bo/
O cidadão pode acessar a Delegacia Eletrônica em uma delegacia que operará
com sistema de Pré-Atendimento?
Sim, haverá um computador conectado, via intranet, à Delegacia Eletrônica. E
quem não tiver computador em casa ou no trabalho também terá mais esta opção de
registro de ocorrência nas delegacias que irão operar com sistema de
Pré-Atendimento.
Quais são os resultados esperados pela Polícia Civil com a reestruturação no
atendimento nos distritos policiais?
Entre os resultados esperados estão: melhorias no atendimento à população e
na qualidade dos atos de Polícia Judiciária, maior número de prisões temporárias
e preventivas, aumento no índice de esclarecimento de crimes, racionalização no
empenho dos recursos humanos, maior vinculação dos policiais às unidades, maior
controle na conduta do policial, entre outros.
Confira o atendimento das unidades
4ª Delegacia Seccional de Polícia - Zona Norte
Delegacias em sistema de Pronto-Atendimento
9º DP (Carandiru) - Rua dos Camarés nº 94
13º DP (Casa Verde) - Avenida Casa Verde nº 677
72º DP (Vila Penteado) - Rua Diógenes Campos Aires nº 185
73º DP (Jaçanã) - Avenida Paulo Lincoln Vale Pontini nº 744
Delegacias em sistema de Pré-Atendimento
19º DP (Vila Maria) - Rua Amambaí nº 1.181
20º DP (Água Fria) - Rua Zeferino nº 84
28º DP (Freguesia do Ó) - Avenida Itaberaba nº 731
38º DP (Vila Amália) - Avenida Parada Pinto nº 2.387
39º DP (Vila Gustavo) - Rua da Esperança nº 797
40º DP (Vila Santa Maria) - Avenida Deputado Emílio Carlos nº 1.251
45º DP (Vila Brasilândia) - Rua Joaquim Ferreira Rocha nº 403
74º DP (Jaraguá) - Avenida Elísio Teixeira Leite nº 7.461
90º DP (Parque Novo Mundo) - Alameda 1º Sargento Osmar Cortez Claro nº 52
5ª Delegacia Seccional de Polícia - Zona Leste
Delegacias em sistema de Pronto-Atendimento
10º DP (Penha) - Avenida Aricanduva nº 69
30º DP (Tatuapé) - Rua Antonio de Camargo nº 69
56º DP (Vila Alpina) - Rua Dra. Esmeralda Mendes Policene nº 264
Delegacias em sistema de Pré-Atendimento
18º DP (Alto da Mooca) - Rua Juventus nº 350
21º DP (Vila Matilde) - Avenida Marcondes de Brito nº 1.416
29º DP (Vila Diva) - Avenida Sapopemba nº 3.259
31º DP (Vila Carrão) - Avenida Conselheiro Carrão nº 2.580
42º DP (Parque São Lucas) - Avenida do Oratório nº 1.588
52º DP (Parque São Jorge) - Rua Dr. Coryntho Baldoíno Costa nº 400
57º DP (Parque da Mooca) - Rua do Oratório nº 2.220
58º DP (Vila Formosa) - Rua Antúrios nº 362
81º DP (Belém) - Avenida Celso Garcia nº 2.875
Fonte: Secretaria da Segurança Pública
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